Categorias: Paraíba

Paraíba lidera ranking dos bons pagadores

PUBLICIDADE

O número de cheques honrados recuou 0,85% em março frente ao mês anterior, em decorrência dos efeitos da crise no orçamento das famílias, informa pesquisa da TeleCheque, empresa especializada na concessão de crédito no varejo.

Em todo o país, 96,14% dos cheques emitidos foram honrados no mês. Na comparação com o mês de março de 2008, o volume de cheques honrados cresceu 1,08%.

No ranking por Estado, a Paraíba ficou com a liderança dos cheques honrados com 97,5%. Na sequência aparecem Mato Grosso (97,25%), Goiás (97,21%), Paraná (97,20%), Santa Catarina (97,11%) e interior de São Paulo (97,10%).

Com a redução do crédito no mercado, lojistas buscam alternativas para facilitar vendas aos consumidores. “Como o cheque é um facilitador tanto para o lojista, quanto para o consumidor, ele tem sido usado para atrair a clientela e garantir a lucratividade dos estabelecimentos comerciais”, afirma José Antonio Praxedes Neto, vice-presidente da TeleCheque.

A empresa aponta que o aumento na inadimplência reflete o cenário econômico de alta no desemprego –segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o desemprego na região metropolitana de São Paulo passou de 9,4% em janeiro para 10% em fevereiro, enquanto o rendimento médio real recuou 1,6%.

“Muitos trabalhadores perderam o emprego e alguns comerciantes estão com os fluxos de caixa comprometidos pela instabilidade e redução da oferta de crédito do mercado”, mostra o estudo. “A tendência é de os consumidores priorizarem gastos de primeira necessidade e controlarem os custos”, revela o estudo.
Fraudes

O crescimento do volume de pagamentos com cheques também faz os comerciantes tomarem mais cuidados com fraudes. De acordo com a TeleCheque, o número de fraudes apontou que só 0,18% dos cheques emitidos foram fraudados –uma queda de 18,18% quando comparado com o mês de março de 2007.
A empresa diz que todos devem ficar atentos ao comércio com cheque. “Nunca trocar cheque por dinheiro, não aceitar cheques de terceiros ou rasurados e sempre pedir um documento de identificação do cliente são algumas dessas ações para prevenir a fraude”, diz Neto.

No ranking de fraudes com cheque por Estado, Rio Grande do Norte lidera o ranking (0,48% de cheques fraudados), seguido de São Paulo (0,33%), Ceará (0,26%) e Paraná (0,22%).

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Só em 2024: Paraíba contabiliza cinco óbitos por dengue e já tem outros nove em investigação

A Secretaria de Estado da Paraíba (SES-PB) divulgou os dados atualizados do cenário epidemiológico das…

15 de maio de 2024

Emlur realiza Dia D de multivacinação para agentes de limpeza urbana

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizou um Dia D de multivacinação aos…

15 de maio de 2024

FIQUE ATENTO: Policlínica do Idoso passa por reforma e alguns atendimentos estão sendo realizados em Jaguaribe

A Policlínica Municipal do Idoso, situada no prédio anexo ao Hospital Santa Isabel, está passando…

15 de maio de 2024

Acidente envolvendo ônibus deixa feridos e causa transtornos no Retão de Manaíra, na capital

Um acidente envolvendo um ônibus da empresa Navegantes causou transtornos na avenida Governador Flávio Ribeiro…

15 de maio de 2024

Mesmo flagrado jogando esgoto na orla, Bar do Cuscuz segue em funcionamento em JP

Nos últimos dias, o lançamento de esgoto na Orla de João Pessoa tornou-se um escândalo,…

15 de maio de 2024

VIOLÊNCIA: homem é morto na porta de casa na cidade de Santa Rita

Um homem de 57 anos foi brutalmente assassinado com três tiros na tarde desta terça-feira…

15 de maio de 2024