Categorias: Paraíba

Opinião: honestidade, o maior legado deixado por José Maranhão

PUBLICIDADE

A considerar o mar de lama que historicamente tem sido a vida política brasileira, certamente o maior legado deixado pelo ex-governador e senador, José Maranhão, é a honestidade.

Um legado talvez até maior do que as importantes e estruturantes obras em cal e pedra que ele construiu ao longo de dois mandatos de governador do Estado da Paraíba. Não teve Lava Jato, Calvário, ou qualquer CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) em que o nome de José Targino Maranhão tenha sequer sido mencionado.

E olhem que o MDB velho de guerra é useiro e vezeiro em estar metido em tudo o que é falcatrua na política brasileira. Sendo a mais recente de todas, a lambança que envolveu o ex-todo-poderoso Eduardo Cunha, emedebista de carteirinha e pilantra de quatro costados.

Meio mundo de emedebistas, em todas as instâncias da esfera pública, já se meteu em tudo o que não presta na política brasileira. E quando se trata da malversação do dinheiro público, sai de perto…

O velho José Targino Maranhão, entretanto, jamais esteve envolvido em qualquer maracutaia.

Maranhão tinha fama de raposa velha da política; de esperto nas articulações e, até, de conduzir com punho de ferro o histórico Movimento Democrático Brasileiro na Paraíba. Mas nada disso ofusca o grande mérito de jamais estar envolvido em corrupção ou ter sido conivente com ela, sobretudo, nos mandatos de governador no Estado da Paraíba.

Quem será?
A pergunta que agora se faz é quem será o herdeiro político do ex-governador José Maranhão, falecido nesta segunda-feira, vítima das sequelas da covid-19?

Herdeiro político tanto no âmbito familiar, quanto nas hostes do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Não basta ter Maranhão no sobrenome. Para substituí-lo precisa ter, sobretudo, cacife.

Campina maior
Com a morte do senador José Maranhão, se fortalecem, por extensão, a família Vital do Rêgo e a própria Campina Grande. Os Vital passam a ter, nada mais nada menos, que dois senadores: dona Nilda Gondim, suplente de José Maranhão, que assume em definitivo; e o filho desta, o senador Veneziano Vital do Rêgo.

Mãe e filho, senadores na mesma legislativa, acontece agora, pela segunda vez na história do Senado da República.

Enquanto isso, a cidade de Campina Grande, que sempre foi protagonista no cenário paraibano, passa a ter três senadores: além de Veneziano Vital e Nilda Gondim, a primeira senadora eleita pela Paraíba, Daniella Ribeiro.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024