Categorias: Paraíba

MPPB e Pnud firmam parceria para mais uma edição do Hackfest

PUBLICIDADE

 MPPB e Pnud consolidam, nesta terça-feira (14), parceria para a 3ª edição do ‘Hackfest de Combate à Corrupção’, no Espaço Cultural

 

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) se reúne nesta terça-feira (14), na sede da instituição em João Pessoa, com representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), para consolidar parceria na realização da terceira edição do ‘Hackfest de Combate à Corrupção’, programada para o período de 9 a 11 de junho, no Espaço Cultural José Lins do Rego, na capital paraibana. A reunião com o Pnud está marcada para as 15h30, no prédio da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ).

 

Vão estar presentes à reunião o diretor de País (Country director), Didier Trebucq; a residente assistente Maristela Baioni; o assessor sênior Haroldo Machado; a oficial de Programa do Pnud, Leva Lazareviciute; e a analista Inalda Beder. Eles serão recebidos pelo procurador-geral de Justiça do MPPB, Bertrand de Araújo Asfora, e pelo coordenador do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPPB, Octávio Celso Gondim Paulo Neto, promotor de Justiça, responsável pela realização do ‘Hackfest de Combate à Corrupção’.

 

Também chamado de hack day ou codefest, o hackfest é uma maratona de programação na qual hackers se reúnem por longos períodos, com o objetivo de explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, além de discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou até mesmo de hardware. Por ser um evento público, a maratona dá visibilidade e transparência a essas atividades, além de divulgar os novos produtos gerados.

 

Em 2016, o MPPB realizou, de forma pioneira, duas edições do ‘Hackfest de Combate à Corrupção’. A primeira delas ocorreu em agosto, nas dependências da sede do MPPB em Campina Grande, em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A segunda, no mês de outubro, foi realizada com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

 

“Os eventos do hackfest são uma iniciativa do nosso Núcleo de Gestão do Conhecimento que nós criamos. O promotor de Justiça Octávio Paulo Neto é o coordenador e o hackfest é um negócio fantástico. Eu digo muito a ele isso: ‘Octávio, isso a gente só vê na Europa’”, analisa o procurador-geral Bertrand Asfora. “O hackfest é um convênio que nós criamos com as universidades para que os estudantes de tecnologia da informação possam ajudar na construção de softwares no combate à corrupção”.

 

A equipe Sherlock APP foi a grande vencedora da segunda edição do ‘Hackfest de Combate à Corrupção’ promovida pelo MPPB, que ocorreu de 7 a 9 de outubro de 2016 na UFPB. Cerca de 60 estudantes (divididos em oito equipes) participaram do evento que ajuda a população a acompanhar os gastos públicos e o comportamento dos políticos e gestores públicos. Ela foi realizada em parceria com o Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba e o Laboratório de Transparência Pública (LabTransp) da UFPB, a Controladoria Geral da União (CGU), a Controladoria Geral do Município de João Pessoa e com o apoio da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP).

 

Na primeira edição, de 19 a 21 de agosto de 2016, a equipe Enquadrados foi a vencedora do ‘Hackfest de Combate à Corrupção’, ocorrido em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande e com a Rede Paraíba de Comunicação (Jornal da Paraíba), e realizado na sede do Complexo do Ministério Público, em Campina Grande.


Redação

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

DIA DAS MÃES: diferença no preço do perfume feminino pode chegar a mais de R$ 200, em JP

Para o consumidor que pretende presentear com perfumes no Dia das Mães, comemorado no segundo…

28 de abril de 2024

Eleitores têm até 8 de maio para regularizar o título, transferir e votar

Eleitores de todo o país devem resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral até o…

28 de abril de 2024

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Sine-PB disponibiliza mais de 480 vagas de emprego a partir de segunda-feira

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibilizará, a partir desta segunda-feira (29), 481…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024