Categorias: Paraíba

MPPB: 2º da lista tríplice, Amadeus defende nomeação do 1º colocado

PUBLICIDADE

“Não é desistência, é respeito”, disse

Segundo mais votado na eleição para a escolha da lista tríplice de nomeação de procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB) para o biênio 2017/2019, o promotor Amadeus Lopes Ferreira, que recebeu 82 votos, defendeu a soberania do voto e a nomeação do primeiro colocado para o cargo.

Em entrevista ao portal PB Agora, nesta terça-feira (01), ele ressaltou que sua decisão não se trata de uma desistência, mas sim de uma bandeira em prol da democracia e da soberania do voto.

“Inicialmente essa questão de desistência não procede, até porque isso é um processo de escolha republicana do governador. Ele pode escolher qualquer um dos três constantes na lista, isso é um processo natural, constitucional e prerrogativa do chefe do executivo de escolher qualquer um dos três. O que na verdade eu me posicionei é exatamente em torno do reflexo da minha campanha. Eu tive uma campanha vitoriosa, fundamentada nas propostas e essa vitória não foi apenas minha, mas de toda a minha história. Eu sempre fui o que acredito na democracia ministerial, desta forma, horando o compromisso que fiz durante a campanha, quando defendi a nomeação do mais votado, não poderia ser diferente nesse momento, que defendo a nomeação do mais votado, que foi o colega Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho. Essa é a minha posição pública, de aclamação da lista tríplice, ao mesmo tempo em que preservo o respeito a prerrogativa do governador da escolha de qualquer um dos três nomes, mas, de antemão essa é a minha posição, porque acredito que deva ser respeitada a soberania da escolha da instituição Ministério Público que sufragou o nome do doutor Francisco, essa é a minha posição”, disse.

Amadeus disse ainda que acredita que, pela postura adotada pelo governador Ricardo COutinho (PSB), que sempre defendeu a soberania do voto popular, o primeiro colocado deve ser efetivado, mais uma vez, no posto.

“Ricardo tem sempre mantido a tradição em respeito à instituição e à classe. Ele deve fazer o mesmo que tem feito em outros anos. Ele tem o poder da escolha . Acredito, pela sua sensibilidade, pela sua história de luta, que a soberania deve prevalecer. No meu caso,sempre defendi a nomeação dos mais votado em respeito ao voto”, ressaltou.

Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho obteve 153 votos; Amadeus Lopes Ferreira ficou com 82 votos; e João Arlindo Corrêa Neto registrou 64 votos, em um universo total de 606 votos possíveis (202 membros compareceram ao pleito e cada um tinha direito a votar em até três candidatos).

Os outros quatro candidatos que estavam na disputa, Clístenes Bezerra de Holanda, João Geraldo Carneiro Barbosa, José Roseno Neto e Valberto Cosme de Lira, obtiveram, respectivamente, 58, 42, 41 e 37 votos. Foram registrados ainda 106 votos brancos e 23 nulos. Pela primeira vez no Ministério Público, a eleição foi realizada com urna eletrônica.

Após a definição da lista tríplice, a instituição tem um prazo de três dias para encaminhá-la ao governador do estado, que terá um prazo de 15 dias para nomear o procurador-geral de Justiça dentre os integrantes da carreira do Ministério Público constantes da lista tríplice. Se o governador não efetivar a nomeação nos quinze dias que se seguirem ao recebimento da lista, será investido automaticamente no cargo o membro do Ministério Público mais votado da lista, no caso, o promotor Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho.

 

 

Márcia Dias

PB Agora

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Morre vítima de desabamento em show na UP Garden, no Altiplano, após dez dias internada

Faleceu, na madrugada deste sábado (11), uma das vítimas atingidas no desabamento da estrutura da…

11 de maio de 2024

Por dia, Paraíba registra 15 acidentes de trabalho e afasta 5 trabalhadores; ao PB Agora procurador alerta para medidas preventivas

Quedas, choque em objetos, golpes provocados por ferramentas, fraturas e Lesões por Esforços Repetitivos (LER).…

11 de maio de 2024

Agevisa, MP-Procon e Receita Estadual apreendem 465 litros de álcool a 70% no Sertão da Paraíba

Um total de 465 litros de álcool na fórmula líquida a 70% foi apreendido em…

11 de maio de 2024

PMCG inicia cadastramento para quem quer adiantamento da parcela do 13º salário

A Prefeitura de Campina Grande anunciou, mais uma vez, a possibilidade de antecipação da primeira…

11 de maio de 2024

Duas adolescentes foram apreendidas e um homem preso suspeito de utilizar notas falsas em estabelecimento de JP

A polícia prendeu um homem suspeito de tentar passar notas falsas em um estabelecimento comercial,…

11 de maio de 2024

Líder da oposição na Assembleia, deputado Sargento Neto assume secretaria na PMCG e abre espaço para suplente Sargento Rui

O atual líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Sargento Neto (PL), será…

11 de maio de 2024