Categorias: Paraíba

MPF recebe do TCE-PB senhas de acessos a processos e a dados dos RPPS

PUBLICIDADE

 Os procuradores federais com atuação na Paraíba terão, a partir de agora, acesso on line, por meio de senhas pessoais e intransferíveis, aos processos do Tribunal de Contas da Paraíba, a partir da fase das análises de defesa.

.
Eles vão poder examinar, também, documentos relativos à atuação de organizações sociais no setor público e ao funcionamento dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), existente em 70 municípios paraibanos.

 

O presidente do TCE-PB, conselheiro André Carlo Torres, tratou pessoalmente,nesta quinta-feira (30), da ampliação da parceria com o Ministério Público Federal durante reunião com o procurador Marcos Alexandre Bezerra, chefe da Procuradoria da República na Paraíba.

 

Do encontro, na sede do MPF em João Pessoa, também participaram o procurador Antônio Edílio Magalhães, o secretário estadual da instituição, João Netto, o chefe da Assessoria Técnica do TCE, Ed Wilson Fernandes, e o consultor técnico do Tribunal, Humberto Gurgel.

 

Na reunião, o conselheiro André Carlo demonstrou a importância que tem para os órgãos de controle, e para os gestores e a sociedade, o processo de acompanhamento da gestão adotado pelo TCE. Ele destacou o lançamento do Sagres Combustíveis, ferramenta desenvolvida em parceira com a Universidade Federal da Paraíba e que, entre inúmeras possibilidades de análises comparativas de gastos, identifica o grau de eficiência das prefeituras com esse tipo de despesa.

 

“O TCE da Paraíba permanece na vanguarda, desenvolvendo ferramentas fantásticas para a transparência pública. Esta cooperação é fundamental para o controle externo”, comentou o procurador Marcos Alexandre ao término da apresentação feita pelo conselheiro André Carlo.

 

Após se declarar positivamente impressionado com acompanhamento da gestão, o procurador Antônio Edílio destacou a qualidade e utilidade das ferramentas desenvolvidas pelo TCE. “ São mecanismos de efetivo controle das contas públicas, daí a importância do aperfeiçoamento do modelo de parceria que estamos construindo aqui para nossas instituições”, comentou.

 

Ao final do encontro, ficou ainda definido que procuradores e servidores do MPF na Paraíba participarão, em breve, de cursos a serem preparados pela Assessoria Técnica do TCE, para auxiliá-los no acesso ao Sistema Eletrônico de Tramitação Processual (Tramita) e no Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres).

 

 

 

Ascom/TCE-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024