Categorias: Paraíba

Ministro da Integração diz que mesmo com crise, transposição não sofrerá com falta de recursos

PUBLICIDADE

 O Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, garantiu ao Senador Raimundo Lira (PMDB), que, mesmo com a crise econômica, não faltarão recursos para as obras da transposição de águas do Rio São Francisco. A obra, que em alguns trechos já chega a mais de 90% de execução, vai beneficiar os Estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

A garantia foi feita nesta sexta-feira (25), pelo próprio Ministro, quando da visita de inspeção que foi feita às obras do Eixo Norte da Transposição, no município de São José de Piranhas.

O ministro da Integração disse que os recursos estão assegurados para a conclusão das obras da transposição do Rio São Francisco. “Essa é uma decisão da presidenta Dilma. Estamos trabalhando para que, no final de 2016 ou até, no máximo, no início de 2017, temos a obra entregue”, disse.

Occhi garantiu ainda que não tem faltado recursos para abastecimento através de carros-pipa e para a transposição do Rio São Francisco. “Mesmo com a crise que atravessamos, estas duas ações – as emergenciais e a obra da transposição – não tem sido prejudicadas”.

As obras na região de Cajazeiras estão praticamente prontas, e fazem parte da Meta 3N, que é composta da construção de dois túneis: o Cuncas I, o maior da América Latina para transporte de água, com 15 quilômetros de extensão; e o Cuncas II, com quatro quilômetros de comprimento.

Raimundo Lira, que é presidente da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras de Transposição de Águas do Rio São Francisco, disse à imprensa, na presença do próprio Ministro, do deputado estadual Jeová Campos, do prefeito de São José de Piranhas, Domingos Neto; de deputados do Ceará, do Piauí e de Pernambuco, que a inspeção foi algo trabalhado há quatro meses, justamente para coincidir com as comemorações dos 130 anos de emancipação política de São José de Piranhas; e a cidade de Água Branca, localizada na região da Serra de Teixeira, no sertão paraibano, que também aniversariou na quinta, completando 56 anos de emancipação política.

Lira destacou a importância da obra para o semiárido nordestino e que irá assegurar água para a região, que vem sofrendo com a seca. “Fiz questão de que o ponto mais importante da visita fosse em São José de Piranhas. Sobrevoamos a barragem de Engenheiro Ávidos e garanto que ela será reformada e receberá água da transposição”, garantiu o senador.

Raimundo Lira aproveitou para comentar sobre a reivindicação que tem feito ao Governo Federal, da inserção do chamado Ramal Piancó da Transposição, a ser integrado ao Eixo Norte do projeto, que, se concretizado, vai abastecer o açude de Coremas e beneficiar mais 40 municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte. “Estou confiante de que esse novo ramal vai dar certo e proporcionar água de consumo para centenas de famílias”.

 

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Ninguém acerta números da mega-sena e prêmio acumula

O concurso 2.718 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (27) pela Caixa Econômica Federal, não teve…

28 de abril de 2024

JP: pistola e mais de 80 munições são apreendidas com adolescente infrator

Uma pistola, carregadores alongados, e mais de 80 munições. Foi esse o material apreendido com…

28 de abril de 2024