A Paraíba o tempo todo  |

Ministro da Integração diz que mesmo com crise, transposição não sofrerá com falta de recursos

 O Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, garantiu ao Senador Raimundo Lira (PMDB), que, mesmo com a crise econômica, não faltarão recursos para as obras da transposição de águas do Rio São Francisco. A obra, que em alguns trechos já chega a mais de 90% de execução, vai beneficiar os Estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

A garantia foi feita nesta sexta-feira (25), pelo próprio Ministro, quando da visita de inspeção que foi feita às obras do Eixo Norte da Transposição, no município de São José de Piranhas.

O ministro da Integração disse que os recursos estão assegurados para a conclusão das obras da transposição do Rio São Francisco. “Essa é uma decisão da presidenta Dilma. Estamos trabalhando para que, no final de 2016 ou até, no máximo, no início de 2017, temos a obra entregue”, disse.

Occhi garantiu ainda que não tem faltado recursos para abastecimento através de carros-pipa e para a transposição do Rio São Francisco. “Mesmo com a crise que atravessamos, estas duas ações – as emergenciais e a obra da transposição – não tem sido prejudicadas”.

As obras na região de Cajazeiras estão praticamente prontas, e fazem parte da Meta 3N, que é composta da construção de dois túneis: o Cuncas I, o maior da América Latina para transporte de água, com 15 quilômetros de extensão; e o Cuncas II, com quatro quilômetros de comprimento.

Raimundo Lira, que é presidente da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras de Transposição de Águas do Rio São Francisco, disse à imprensa, na presença do próprio Ministro, do deputado estadual Jeová Campos, do prefeito de São José de Piranhas, Domingos Neto; de deputados do Ceará, do Piauí e de Pernambuco, que a inspeção foi algo trabalhado há quatro meses, justamente para coincidir com as comemorações dos 130 anos de emancipação política de São José de Piranhas; e a cidade de Água Branca, localizada na região da Serra de Teixeira, no sertão paraibano, que também aniversariou na quinta, completando 56 anos de emancipação política.

Lira destacou a importância da obra para o semiárido nordestino e que irá assegurar água para a região, que vem sofrendo com a seca. “Fiz questão de que o ponto mais importante da visita fosse em São José de Piranhas. Sobrevoamos a barragem de Engenheiro Ávidos e garanto que ela será reformada e receberá água da transposição”, garantiu o senador.

Raimundo Lira aproveitou para comentar sobre a reivindicação que tem feito ao Governo Federal, da inserção do chamado Ramal Piancó da Transposição, a ser integrado ao Eixo Norte do projeto, que, se concretizado, vai abastecer o açude de Coremas e beneficiar mais 40 municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte. “Estou confiante de que esse novo ramal vai dar certo e proporcionar água de consumo para centenas de famílias”.

 

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe