Categorias: Paraíba

Médica endocrinologista explica porque diabéticos estão mais suscetíveis a serem infectados com novo coronavírus

PUBLICIDADE

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, os idosos e portadores de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, asma, são mais suscetíveis a complicações do Covid 19. Segundo os especialistas, a diabetes principalmente o tipo 2, é um fator de risco para o agravamento de diversas infecções. Isso porque prejudica as defesas do organismo contra vírus, bactérias e afins.

O primeiro caso de morte por Covid-19 na Paraíba, foi justamente de um homem, de 36 anos, residente do município de Patos, portador de diabetes.

A médica endocrinologista do Sistema Hapvida, Aline Garcia explicou em entrevista, que os dois motivos principais para o agravamento da doença, são o excesso de glicose no sangue e a tendência a inflamação.

“É justamente essa situação de hiperglicemia que pode comprometer a imunidade, levando o paciente a ter uma evolução mais rápida com manifestação mais grave da infecção”, esclarece.

A médica enfatizou que os diabéticos têm o processo inflamatório mais exacerbado e ativo, principalmente pacientes com obesidade. Essa característica sobrecarrega a resposta imunológica e faz com que essas pessoas tenham mais facilidade de contrair outras infecções, podendo evoluir mais rapidamente para um quadro de insuficiência respiratória mais grave.

A especialista recomenda que neste momento de pandemia os cuidados que todo diabético deve ter, são basicamente dois: Isolamento social e controle dos níveis de glicemia.

“Já existem estudos que apontam que pacientes diabéticos bem controlados têm quase o mesmo risco de complicação que aqueles que não têm a doença. Portanto, além do isolamento social, alimentação equilibrada e boa adesão ao tratamento médico são muito importantes”, explicou.

A endocrinologista ressalta ainda que há muitas dúvidas por parte dos pacientes em relação ao risco de complicação pela Covid-19. Para ela, o risco maior está associado às complicações que, porventura, já possam existir nesses pacientes, independente da classificação da doença.

Os fatores que explicam a vulnerabilidade dos diabéticos aos coronavírus são, excesso de açúcar no sangue, que dificulta o combate a doenças. Além disso, o processo de inflamação é mais acentuado nos diabéticos; por causa do sistema imunológico comprometido de quem tem diabetes, alguns sintomas da infecção por coronavírus demoram a aparecer.

SL

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Expropriação do povo: a “PEC do Quinquênio”

Após analisar vários países ao longo da história, os cientistas políticos Acemoglu e Robinson chegaram…

27 de abril de 2024

Animais marinhos são encontrados mortos em reserva Acaú-Goiana, em Pitimbu

Uma série de animais marinhos foi encontrada sem vida na reserva extrativista Acaú-Goiana, localizada no…

27 de abril de 2024

Provas do concurso do Banco do Nordeste serão aplicadas neste domingo para mais de 400 mil candidatos

Cerca de 418 mil candidatos estão inscritos no concurso público do Banco do Nordeste (BNB),…

27 de abril de 2024

Paraíba tem 36 praias ou trechos impróprios para o banho neste final de semana; CONFIRA

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) divulgou o relatório de balneabilidade válido até…

27 de abril de 2024

ATENÇÃO: uso de patinetes e outros equipamentos elétricos na orla da Capital está proibido

A partir desta sexta-feira (26), está proibido o uso de patinetes e outros equipamentos elétricos…

27 de abril de 2024

Divulgado resultado final do edital para graduandos do Programa Paraíba Sem Fronteiras

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e…

27 de abril de 2024