Categorias: Paraíba

Maranhão autoriza estudos para concurso na Codata

PUBLICIDADE

O governador José Maranhão autorizou a Codata – Companhia de Processamento de Dados da Paraíba, a realizar estudos objetivando a realização de concurso público com oferta de 100 vagas nas áreas administrativa e técnica.

De acordo com o diretor presidente da Codata, Hipólito Machado Raimundo de Lima, que foi recebido em audiência pelo governador na noite desta terça-feira, o concurso deverá ser realizado dentro de seis meses e as vagas são para programador, analista de sistema, operador de computador, técnico administrativo de nível médio e superior, motorista, dentre outras funções.

Fundada em 1977 a companhia realizou o último concurso em 1999 no primeiro Governo de Maranhão. A empresa hoje tem 93 servidores, sem incluir alguns oriundos de outros órgãos.

Hipólito Machado revelou ao governador que, nos últimos seis anos a empresa sofreu um processo de sucateamento de seu parque tecnológico jamais visto em seus trinta e dois anos de existência, tanto é que altos investimentos estavam sendo pagos a empresas privadas. Maranhão determinou a imediata reestruturação da Codata e cerca de R$ 2 milhões serão aplicados em novos equipamentos e treinamento de seus funcionários do corpo técnico.

Estes recursos vão representar uma enorme economia para o Estado e devolver à empresa sua real missão. Hipólito destacou que a Codata necessita urgentemente de uma atualização tecnológica. Revelou que o concurso público vai oxigenar os quadros e revitalizar a empresa responsável pela tecnologia de informação do Estado da Paraíba. Com os investimentos, o Governo Maranhão vai colocar a Codata no patamar que ela merece, deter a tecnologia de ponta. Hoje seu banco de dados é desatualizado e por isso há perdas de clientes.

Além de servir a administração direta do Poder Executivo, a empresa também tinha como clientes os Poderes Legislativo, Judiciário e o Ministério Público. “Nos últimos seis anos a empresa parou no tempo e no espaço”, disse Hipólito. Foi priorizada a contração de empresas da iniciativa privada, no entanto, o custo da Codata é infinitamente inferior ao custo de empresas privadas. Falta de recursos não era o problema, acrescentou o dirigente da estatal. A política da Codata é em prol da sociedade, não visa lucro. “A companhia precisa resgatar seu poder de informação, gerindo e preservando essas informações estratégicas do Governo. Nas mãos de empresas privadas isto é temeroso”, concluiu Hipólito, ressaltando que ele não é contra a iniciativa privada, apenas destaca que, no caso da Codata, custou muito caro ao Governo a opção por terceirizar serviços.

O novo diretor presidente da Codata tem 29 anos, é natural de João Pessoa, formado em Administração, com MBA em informação para órgãos executivos, pela USP, advogado, Pós-Graduado pela Universidade do Sul de Santa Catarina e professor de Direito da FAP.

A Companhia de Processamento de Dados da Paraíba é uma sociedade por ações, economia mista de direito privado, sendo o maior acionista o Governo do Estado, vinculada à Secretaria de Estado da Administração, segundo a Lei Complementar nº 67/2005. Foi criada com o propósito, de prestar serviços de informática aos órgãos centralizados e descentralizados que integram a Administração Pública Estadual, bem como à iniciativa privada.

A Companhia é administrada por um conselho de Administração e por uma Diretoria Executiva, composta de um Diretor Presidente e dois Diretores, um Técnico e outro Administrativo/Financeiro, com poderes e atribuições definidos em lei e pelo devido estatuto.
 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Expropriação do povo: a “PEC do Quinquênio”

Após analisar vários países ao longo da história, os cientistas políticos Acemoglu e Robinson chegaram…

27 de abril de 2024

Animais marinhos são encontrados mortos em reserva Acaú-Goiana, em Pitimbu

Uma série de animais marinhos foi encontrada sem vida na reserva extrativista Acaú-Goiana, localizada no…

27 de abril de 2024

Provas do concurso do Banco do Nordeste serão aplicadas neste domingo para mais de 400 mil candidatos

Cerca de 418 mil candidatos estão inscritos no concurso público do Banco do Nordeste (BNB),…

27 de abril de 2024

Paraíba tem 36 praias ou trechos impróprios para o banho neste final de semana; CONFIRA

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) divulgou o relatório de balneabilidade válido até…

27 de abril de 2024

ATENÇÃO: uso de patinetes e outros equipamentos elétricos na orla da Capital está proibido

A partir desta sexta-feira (26), está proibido o uso de patinetes e outros equipamentos elétricos…

27 de abril de 2024

Divulgado resultado final do edital para graduandos do Programa Paraíba Sem Fronteiras

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e…

27 de abril de 2024