Categorias: Paraíba

Lei de proteção para áreas verdes de João Pessoa é aprovada por unanimidade

PUBLICIDADE

Lei de proteção para áreas verdes de João Pessoa é aprovada por unanimidade na Câmara Municipal

A cidade de João Pessoa vai poder contar, a partir de agora, com o respaldo de uma Lei Municipal que protege o meio ambiente. Trata-se do Sistema Municipal de Áreas Protegidas de João Pessoa (SMAP), cuja Lei para sua criação foi aprovada essa semana, por unanimidade, na Câmara de Vereadores.
“Com o Smap, a cidade de João Pessoa efetiva, de fato, uma política de conservação e recuperação do meio ambiente, através da criação e gestão de áreas protegidas no município”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Lígia Tavares.

O ‘Sistema Municipal de Áreas Protegidas’ tem a finalidade de definir e estabelecer os critérios, além de normas, para criação, implantação e gestão das unidades de conservação da natureza e dos parques da cidade, administrados pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP). O Projeto de Lei foi entregue aos vereadores pelo próprio prefeito Luciano Agra, no último dia 13 de abril. O texto da Lei faz referência à primeira diretriz do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, criado em novembro de 2010.

Avanço – O Smap de João Pessoa é considerado um avanço no programa de recuperação e conservação da Mata Atlântica na capital paraibana, pois agrega os atributos naturais da cidade, considerando os grandes remanescentes vegetais, bem como os espaços inseridos na malha urbana.

“Mais de 30% da cidade ainda possui cobertura vegetal, protegida pela legislação ambiental”, ressaltou a chefe de gabinete da Semam, Wellintânia Freitas dos Anjos.

A cidade de João Pessoa já possui seis parques ecológicos, que são o Cabo Branco, Arruda Câmara, Solon de Lucena, Lauro Pires Xavier, Augusto dos Anjos e Jaguaribe. Atualmente, o governo municipal trabalha para a implantação de mais outros três: Cuiá (Valentina Figueiredo), Paraíba (Bessa) e Cidade Verde (no bairro do mesmo nome). Com a criação do Sistema Municipal de Áreas Protegidas, a Prefeitura vai poder reunir, classificar e administrar todos estes espaços, além de acrescentar novas áreas a este conjunto.

Parcerias – O trabalho para elaboração do Projeto de Lei foi coordenado pelo gabinete da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), com o apoio de técnicos da Divisão de Estudos e Pesquisa e Assessoria Jurídica. Participaram ainda da elaboração do SMAP a Procuradoria Geral do Município (Progem), Secretaria de Planejamento (Seplan), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) e ainda o vereador Jorge Camilo.

Após a aprovação do texto, pela Câmara de Vereadores, a Lei que cria o Sistema Municipal de Áreas Protegidas de João Pessoa será sancionada pelo prefeito Luciano Agra e em seguida publicada no Semanário Oficial.
 

 

Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João volta a tratar como paroquiana briga do PSB em Cajazeiras e joga para agosto definições em Cabedelo e Santa Rita

O governador João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta segunda-feira (29) voltou a tratar como paroquiana…

29 de abril de 2024

Pré-candidatos a vereador do PDT/JP se reúnem nesta 3ª para tentar barrar pré-candidatura de João Almeida pelo partido

Em meio a um imbróglio político, a direção municipal do PDT de João Pessoa vai…

29 de abril de 2024

LEI: Na Paraíba, estudantes terão Passe Livre nos dias do Enem

A Paraíba ganhou mais uma lei que apoia os estudantes do Estado. A Lei 13.182/24…

29 de abril de 2024

Senadora Daniella Ribeiro destina R$ 2,7 milhões para associações de João Pessoa

Ao lado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou…

29 de abril de 2024

Defensoria Pública da PB consegue anular condenação de homem sentenciado a 25 anos de prisão quando ainda era menor

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) recorreu ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e…

29 de abril de 2024

Em nota, proprietários de casa de eventos dizem não ter responsabilidade sobre desabamento de estrutura

No final da tarde desta segunda-feira (29), a defesa da casa de eventos UP Garden,…

29 de abril de 2024