Categorias: Paraíba

Justiça determina reestruturação da Estação Ecológica do Pau-brasil, em Mamanguape

PUBLICIDADE

A Justiça deferiu pedido de tutela provisório da Promotoria de Justiça de Mamanguape e determinou que Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e o Estado da Paraíba, no prazo de 90 dias, promovam a reestruturação da Estação Ecológica do Pau-brasil, localizada na zona rural do Município de Mamanguape, sob pena de multa diária no valor de R$ 2 mil.

A decisão determina que a Sudema e o Estado procedem a imediata retirada de todas as carvoeiras e plantações no entorno e dentro da EE Pau-Brasil; a delimitação de todo o espaço, a fim de evitar e impedir novas invasões nesse sentido; fiscalização ostensiva no local e punição dos agentes causadores dos danos ambientais; campanhas educativas nos moradores da região do Vale do Mamanguape que, muitas vezes, nem sabem que existe nas suas redondezas essa riqueza ambiental; e elaboração do Plano de Manejo, nos moldes da Lei 9.985/2000 e Decreto Estadual 22.881/2002, no prazo de 90 dias.

A ação foi ajuizada pela promotora de Justiça Carmem Perazzo e decisão foi prolatada pela juíza da 1ª Vara Mista de Mamanguape, Andréa Costa Dantas Botto Targino. Segundo a promotora, a estação ecológica foi criada pelo Decreto Estadual nº 22.881/2002 pela sua importância e abundância do pau-brasil, sendo uma unidade de conservação do tipo Proteção Integral. Ela abriga duas importantes espécies ameaçadas de extinção: o próprio pau-brasil e o macaco prego galego.

De acordo com o decreto que criou a unidade, a responsabilidade pela administração dela é a da Sudema. Porém, conforma a promotora, em inspeção realizada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado, foi constatado desmatamento acentuado, queimadas, carvoeiras, plantio de culturas para revenda ou subsistência. Além disso, foi verificado que no local não existe a implantação, materialização e rastreamento, equipamentos, equipe, conselho gestor e muito menos plano de manejo, estando a Estação Ecológica Pau-Brasil irregular e em estado de abandono.

 

Redação com MPPB

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João nega conversas com deputado Romero para aliança em CG e reforça que nome da oposição deve sair próximo mês

Em meio às movimentações políticas para as eleições municipais em Campina Grande, o governador João…

6 de maio de 2024

Em sessão especial, Assembleia Legislativa da Paraíba discute organização do trabalho de ambulantes na Paraíba

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, na tarde desta segunda-feira (06), para…

6 de maio de 2024

EXCLUSIVO: Cobrança de estacionamento no Unipê põe em risco participação de atletas em projeto social da Prefeitura de JP

A cobrança de estacionamento no campus do Unipê em João Pessoa, que entrou em vigor…

6 de maio de 2024

Homem que deu calote em motel de Cabedelo é preso na casa dos pais, em João Pessoa

Na tarde desta segunda-feira (6), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de dar calote…

6 de maio de 2024

Lucas Ribeiro evita analisar estratégia do PSB em Santa Rita, mas já admite ruptura com PP na cidade

Durante entrevista nesta segunda-feira (06), o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (Progressistas), sinalizou que seu…

6 de maio de 2024

CDL de Campina Grande se torna ponto de arrecadação para donativos à população atingida pelas chuvas no RS

A CDL Campina Grande e a Azul Linhas Aéreas estão mobilizadas para prestar apoio às…

6 de maio de 2024