Categorias: Paraíba

João prestigia solenidade de formatura de novos soldados da PMPB e dos Bombeiros na Capital

PUBLICIDADE

O governador João Azevêdo participou, nesta quinta-feira (1º), no Centro de Convenções de João Pessoa, da solenidade de conclusão do curso de formação de soldados da Polícia Militar (PMPB) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) da Paraíba, ocasião em que foram formados 64 soldados da PM e 11 soldados do CBM. Até a próxima semana, serão concluídas as formaturas dos 515 policiais e 53 bombeiros na Capital paraibana e nos municípios de Campina Grande e Patos. 
 
O chefe do Executivo estadual parabenizou os novos soldados e ressaltou o compromisso que eles assumem de trabalhar em prol da segurança da sociedade paraibana. “É importante que a cada dia possamos prestar um serviço melhor à população, oferecendo também as melhores condições de trabalho. Esse momento é fruto de muito estudo e dedicação dos novos soldados e todo esforço permitiu que todos estejam preparados para nos ajudar a construir um caminho mais seguro para o futuro da Paraíba, sempre ouvindo a população, dialogando com os mais diversos setores da sociedade”, frisou.
 
Ele também fez um balanço das ações desenvolvidas pela gestão voltadas para o fortalecimento das políticas de segurança pública. “Nós anunciamos, recentemente, a implantação de uma UTI móvel, disponibilizando uma estrutura pública totalmente adaptada para deslocar pacientes do SUS e salvar vidas, criamos região e áreas integradas de segurança em Guarabira, Juazeirinho e Sapé, o Batalhão Especializado em Policiamento Turístico, estamos construindo os Centros Integrados de Comando e Controle e também investimos no policial com mais de duas mil promoções na Polícia Militar, garantimos a autonomia da Polícia Civil, a formação de novos soldados e oficiais, a convocação de suplentes e a realização do concurso da Polícia Civil”, acrescentou.
 
O secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Jean Francisco Nunes, destacou que o ingresso dos novos soldados é fundamental para a redução de crimes e a conquista de melhores índices na área. “A chegada de mais policiais para reforçar a segurança é essencial para a melhoria do que vem sendo construído e para avançar em vários outros indicadores. O novo efetivo faz parte de um planejamento feito desde 2019 e temos outras ações de realização de concursos, como o da Polícia Civil, demonstrando que o governador se preocupa em recompor os nossos quadros”, pontuou. 
 
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, afirmou que o investimento em recursos humanos permite o aprimoramento dos serviços prestados à população. “A formação e capacitação são a vida da instituição. O governador João Azevêdo nos tem proporcionado essa possibilidade de renovar os nossos quadros, de equipar a corporação e promover ascensões profissionais, com formação de sargentos, de cabos e oficiais, resultando em promoções imediatas e esse momento nos renova e oxigena enquanto mantenedores da ordem pública e essas pessoas chegam para contribuir com a paz social numa atuação de forma integrada com a Polícia Civil e Corpo de Bombeiros”, falou. 
 
O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Marcelo Araújo, comemorou o aumento do efetivo nas unidades operacionais do estado. “São recursos humanos que são incorporados à nossa corporação, com a finalidade de interiorizar as nossas ações e o governador dá essa oportunidade aos jovens, a condição de trabalhar na segurança pública. Eles começam a atuar imediatamente, já estão preparados e qualificados para desempenhar a função da melhor forma possível”, disse. 
 
O novo soldado da Polícia Militar, Rodrigo Medeiros, celebrou a formatura. “Esse é um momento de alegria e felicidade para todos nós, tivemos uma longa etapa, estamos enfrentando uma pandemia, mas chegamos nesse momento para cumprir a missão que honramos de garantir à população a ordem pública, a segurança da comunidade, mesmo com o risco da nossa própria vida”, comentou.
 
Josiberto Oliveira, que passa a integrar o Corpo de Bombeiros Militar, ressaltou sua identificação com a profissão ao ler o edital do concurso e vislumbrou no serviço militar a oportunidade de ajudar as pessoas. “Essa é uma sensação de realização e de superação, passamos por um momento conturbado no mundo e é muito gratificante chegar até aqui e a população pode contar com a nossa dedicação, empenho e empatia de fazer bem ao próximo”, comentou.
 
Curso de Formação – As aulas foram iniciadas em 9 de dezembro de 2019 e tiveram duração de 1.760 horas, com 51 disciplinas. Os novos soldados também passaram por cursos extracurriculares de promotor de polícia comunitária e de táticas em duplas. 
 
No total, 192 soldados foram formados em João Pessoa, 123 em Campina Grande, 28 em Sumé, 45 em Guarabira, 48 em Patos, 33 em Sousa e 46 em Cajazeiras. 
 
Com a formação dos 568 policiais e bombeiros, o governador João Azevêdo assegurou o ingresso de 1.034 soldados na Segurança Pública do estado. Além disso, o gestor autorizou a convocação de 233 suplentes que passam por cursos de formação. 
 
Ao longo de dois anos e meio, o chefe do Executivo estadual também promoveu 2.154 policiais militares, sendo 292 promoções de oficiais e 1.862 de praças, das quais 21 por atos de bravura.

Da Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João volta a tratar como paroquiana briga do PSB em Cajazeiras e joga para agosto definições em Cabedelo e Santa Rita

O governador João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta segunda-feira (29) voltou a tratar como paroquiana…

29 de abril de 2024

Pré-candidatos a vereador do PDT/JP se reúnem nesta 3ª para tentar barrar pré-candidatura de João Almeida pelo partido

Em meio a um imbróglio político, a direção municipal do PDT de João Pessoa vai…

29 de abril de 2024

LEI: Na Paraíba, estudantes terão Passe Livre nos dias do Enem

A Paraíba ganhou mais uma lei que apoia os estudantes do Estado. A Lei 13.182/24…

29 de abril de 2024

Senadora Daniella Ribeiro destina R$ 2,7 milhões para associações de João Pessoa

Ao lado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou…

29 de abril de 2024

Defensoria Pública da PB consegue anular condenação de homem sentenciado a 25 anos de prisão quando ainda era menor

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) recorreu ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e…

29 de abril de 2024

Em nota, proprietários de casa de eventos dizem não ter responsabilidade sobre desabamento de estrutura

No final da tarde desta segunda-feira (29), a defesa da casa de eventos UP Garden,…

29 de abril de 2024