A Paraíba o tempo todo  |

João prestigia solenidade de formatura de novos soldados da PMPB e dos Bombeiros na Capital

CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O governador João Azevêdo participou, nesta quinta-feira (1º), no Centro de Convenções de João Pessoa, da solenidade de conclusão do curso de formação de soldados da Polícia Militar (PMPB) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) da Paraíba, ocasião em que foram formados 64 soldados da PM e 11 soldados do CBM. Até a próxima semana, serão concluídas as formaturas dos 515 policiais e 53 bombeiros na Capital paraibana e nos municípios de Campina Grande e Patos. 
 
O chefe do Executivo estadual parabenizou os novos soldados e ressaltou o compromisso que eles assumem de trabalhar em prol da segurança da sociedade paraibana. “É importante que a cada dia possamos prestar um serviço melhor à população, oferecendo também as melhores condições de trabalho. Esse momento é fruto de muito estudo e dedicação dos novos soldados e todo esforço permitiu que todos estejam preparados para nos ajudar a construir um caminho mais seguro para o futuro da Paraíba, sempre ouvindo a população, dialogando com os mais diversos setores da sociedade”, frisou.
 
Ele também fez um balanço das ações desenvolvidas pela gestão voltadas para o fortalecimento das políticas de segurança pública. “Nós anunciamos, recentemente, a implantação de uma UTI móvel, disponibilizando uma estrutura pública totalmente adaptada para deslocar pacientes do SUS e salvar vidas, criamos região e áreas integradas de segurança em Guarabira, Juazeirinho e Sapé, o Batalhão Especializado em Policiamento Turístico, estamos construindo os Centros Integrados de Comando e Controle e também investimos no policial com mais de duas mil promoções na Polícia Militar, garantimos a autonomia da Polícia Civil, a formação de novos soldados e oficiais, a convocação de suplentes e a realização do concurso da Polícia Civil”, acrescentou.
 
O secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Jean Francisco Nunes, destacou que o ingresso dos novos soldados é fundamental para a redução de crimes e a conquista de melhores índices na área. “A chegada de mais policiais para reforçar a segurança é essencial para a melhoria do que vem sendo construído e para avançar em vários outros indicadores. O novo efetivo faz parte de um planejamento feito desde 2019 e temos outras ações de realização de concursos, como o da Polícia Civil, demonstrando que o governador se preocupa em recompor os nossos quadros”, pontuou. 
 
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, afirmou que o investimento em recursos humanos permite o aprimoramento dos serviços prestados à população. “A formação e capacitação são a vida da instituição. O governador João Azevêdo nos tem proporcionado essa possibilidade de renovar os nossos quadros, de equipar a corporação e promover ascensões profissionais, com formação de sargentos, de cabos e oficiais, resultando em promoções imediatas e esse momento nos renova e oxigena enquanto mantenedores da ordem pública e essas pessoas chegam para contribuir com a paz social numa atuação de forma integrada com a Polícia Civil e Corpo de Bombeiros”, falou. 
 
O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Marcelo Araújo, comemorou o aumento do efetivo nas unidades operacionais do estado. “São recursos humanos que são incorporados à nossa corporação, com a finalidade de interiorizar as nossas ações e o governador dá essa oportunidade aos jovens, a condição de trabalhar na segurança pública. Eles começam a atuar imediatamente, já estão preparados e qualificados para desempenhar a função da melhor forma possível”, disse. 
 
O novo soldado da Polícia Militar, Rodrigo Medeiros, celebrou a formatura. “Esse é um momento de alegria e felicidade para todos nós, tivemos uma longa etapa, estamos enfrentando uma pandemia, mas chegamos nesse momento para cumprir a missão que honramos de garantir à população a ordem pública, a segurança da comunidade, mesmo com o risco da nossa própria vida”, comentou.
 
Josiberto Oliveira, que passa a integrar o Corpo de Bombeiros Militar, ressaltou sua identificação com a profissão ao ler o edital do concurso e vislumbrou no serviço militar a oportunidade de ajudar as pessoas. “Essa é uma sensação de realização e de superação, passamos por um momento conturbado no mundo e é muito gratificante chegar até aqui e a população pode contar com a nossa dedicação, empenho e empatia de fazer bem ao próximo”, comentou.
 
Curso de Formação – As aulas foram iniciadas em 9 de dezembro de 2019 e tiveram duração de 1.760 horas, com 51 disciplinas. Os novos soldados também passaram por cursos extracurriculares de promotor de polícia comunitária e de táticas em duplas. 
 
No total, 192 soldados foram formados em João Pessoa, 123 em Campina Grande, 28 em Sumé, 45 em Guarabira, 48 em Patos, 33 em Sousa e 46 em Cajazeiras. 
 
Com a formação dos 568 policiais e bombeiros, o governador João Azevêdo assegurou o ingresso de 1.034 soldados na Segurança Pública do estado. Além disso, o gestor autorizou a convocação de 233 suplentes que passam por cursos de formação. 
 
Ao longo de dois anos e meio, o chefe do Executivo estadual também promoveu 2.154 policiais militares, sendo 292 promoções de oficiais e 1.862 de praças, das quais 21 por atos de bravura.

Da Redação com Assessoria

CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe