Categorias: Paraíba

Iphaep vistoria Palácio da Redenção nesta 2ª

PUBLICIDADE

Imóvel construído em 1586, o Palácio da Redenção é um dos mais importantes bens do estilo barroco-colonial preservados na Paraíba. Mas, atualmente, ele vem apresentando problemas estruturais, que põem em risco o prédio e a integridade física dos seus servidores e da população. Para verificar, in loco, estas ocorrências, técnicos do Iphaep vão estar realizando uma vistoria, no Palácio da Redenção, às 10h00 da segunda-feira (30).

A visita atende à solicitação do secretário de Estado do Governo, José Ricardo Porto, que enviou esta semana uma correspondência ao diretor do instituto do patrimônio estadual. Em resposta, Damião Ramos Cavalcanti esclareceu: “é importante servirem, a solicitação e a vistoria do Iphaep à sede do Governo, como exemplo a todos aqueles que possuem imóveis pertencentes, pelo seu valor histórico e artístico, ao patrimônio do Estado”.

No documento, José Ricardo Porto detalha o problema e explica:“Esse quadro se agrava a cada dia e, caso não haja uma providência imediata, poderemos chegar a medida extrema de sugerir a Sua Excelência o Senhor Governador a interdição da sede do Poder Executivo, evitando-se conseqüências mais graves”.

Segundo o secretário, o Palácio da Redenção apresenta goteiras, vazamentos d’água, mofo em paredes, defeitos nos sistemas hidráulico, sanitário e elétrico, queda e despreendimento de reboco, além de vazamentos em janelas. O ofício salienta, ainda, a necessidade de se preservar os bens móveis pertencentes ao acervo do Poder Executivo: “Estes defeitos podem, também, acarretar danos às obras de arte de alto valor histórico e econômico existentes no imóvel, tais como pinturas, esculturas, azulejos, painéis, móveis, tapetes, louças, vitrais”, diz José Ricardo Porto.

O diretor do Iphaep explica que, após a vistoria desta segunda-feira, os técnicos do patrimônio estadual vão elaborar um laudo e apontar, em caráter de urgência, as soluções para os problemas. “Vamos apresentar um projeto de recuperação do imóvel, que será apreciado pelos membros do nosso órgão deliberativo – o Conselho de Proteção dos Bens Históricos Culturais (Compec), e, posteriormente, após sua aprovação, este projeto será enviado à Suplan, para execução dos serviços.

História – Sede do Poder Executivo na Paraíba, o Palácio da Redenção é um imóvel do século XVI. Foi construído pelos jesuítas em 1586; apenas um ano após a fundação da capital da então Província da Parahyba. Os religiosos chegaram em terras tabajaras em 05 de agosto de 1585, com o ouvidor Martin Leitão, e iniciaram uma série de construções – a sede do Palácio, convento, capela e colégio.

Como representante de um dos últimos exemplares remanescentes do estilo barroco-colonial, o Palácio da Redenção teve seu valor reconhecido e foi tombado pelo Governo do Estado através do Decreto nº 8.638, de 26 de agosto de 1980. Desde então, o Iphaep passou a zelar pela preservação do bem, resguardando-o para as futuras gerações.
 

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Falência moral nas universidades americanas

Em várias universidades americanas, têm havido conflitos entre grupos defensores de Israel e dos palestinos.…

4 de maio de 2024

OPINIÃO: Mais uma vez, o discurso necessário de Adriano

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, mais uma vez aproveita uma solenidade…

4 de maio de 2024

Secretário de Educação da PB evita falar em crise e diz que cabe ao Republicanos resolver com governador impasse na pasta

Crise estancada. O secretário da Educação do Governo da Paraíba, Roberto Souza, em entrevista nesta…

4 de maio de 2024

Projeto do ‘Combustível do Futuro’ relatado por Veneziano é apontado como opção consolidada para descarbonização

A aprovação do PL do Combustível do Futuro consolida o biodiesel como um dos principais…

4 de maio de 2024

Bruno diz que reforma administrativa vai continuar e cobra compromisso de auxiliares: “Governar com quem quer ajudar”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), afirmou que novos nomes deverão…

4 de maio de 2024

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil na cidade de Pilar, no interior da PB

Moradores da área central de Pilar, foram surpreendidos na madrugada deste sábado (04) por uma…

4 de maio de 2024