Categorias: Paraíba

Inspeção nos cemitérios de JP escancara herança macabra dos últimos anos

PUBLICIDADE

O blog teve acesso a um relatório elaborado pela Prefeitura de João Pessoa que provoca um misto de indignação e tristeza pela memória de quem foi sepultado em um dos cemitérios públicos da capital. Túmulos abertos e violados, lixo por todo lado, mato e até inundação. Isso tudo para não falar dos ossários abertos e com sacos jogados de todo jeito. Uma tremenda falta de respeito com quem já morreu. São sacos rasgados e grande parte sem qualquer possibilidade de identificação.

O quadro é reflexo da falta de investimentos nos cemitérios durante os oito anos de gestão do ex-prefeito Luciano Cartaxo (PV). O blog teve acesso às queixas de parentes de pessoas enterradas nos cemitérios. Eles alegam que a gestão municipal providenciava paliativos apenas quando se aproximava o Dia de Finados. No restante do ano, a realidade era de abandono mesmo.

A estimativa da prefeitura é de que será necessário uma carreta para recolher e dar destino aos restos mortais abandonados nos ossários sem identificação e que precisam de sepultamento digno.

Os problemas não são novos, mas eles ganharam destaque com a pandemia do novo Coronavírus. Um levantamento feito pela prefeitura mostrou que o número de mortes triplicou neste mês em relação aos anteriores. Só para se ter uma ideia, em janeiro foram enterradas 80 pessoas mortas em decorrência da Covid-19. Este número subiu para 88 em fevereiro e passou a ser de 83 contabilizando apenas os 11 primeiros dias do mês de março. As projeções indicam que chegaremos a 250 mortes neste mês ou mais, se o ritmo for mantido.

Diante do quadro, foi realizada uma inspeção nos cemitérios públicos da capital. São seis ao todo: Senhor da Boa Sentença, no Varadouro; São José, em Cruz das Armas; Cristo Redentor, no Cristo; Santa Catarina, no Bairro dos Estados; São Sebastião, no Muçumagro, e o Cemitério da Penha, na praia da Penha. Em todos se verificou descaso acima do aceitável principalmente com os corpos de pessoas mais pobres, aquelas que fazem uso das covas rotativas e que têm como destino os ossários dois anos depois.

A prefeitura firmou uma parceria com cemitérios privados para atender à demanda, em caso de estrangulamento da capacidade de atendimento da população em meio à pandemia.

 

com informações do blog Suetoni Souto Maior

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Perito acusado de matar motoboy em João Pessoa faz acordo com MP e processo é encerrado

O processo contra o perito criminal Robson Félix, acusado de matar o motoboy Orlando Pereira…

30 de abril de 2024

Após rompimento com Cícero, Milanez promete independência na CMJP e pondera: “O que vier de bom terá meu apoio”

Após rompimento político com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), o vereador Fernando…

30 de abril de 2024

João Pessoa terá alteração na circulação de ônibus neste feriado do Dia do Trabalho

Neste feriado do Dia do Trabalho, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), em conjunto…

30 de abril de 2024

Mesmo filiado ao PDT, João Almeida não terá legenda para disputar CMJP, sentencia Junio Leandro

O presidente municipal do PDT de João Pessoa, Junio Leandro, afirmou nesta terça-feira (30) que…

30 de abril de 2024

Tarifa Zero terá nova edição no primeiro sábado de maio

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da STTP, realiza neste sábado (4) mais uma…

30 de abril de 2024

Criança de 10 anos denuncia padrasto por abuso sexual em João Pessoa

Na noite dessa segunda-feira (29), uma criança de dez anos procurou a Unidade de Polícia…

30 de abril de 2024