Categorias: Paraíba

Governo participa de seminário sobre desenvolvimento econômico na UFPB

PUBLICIDADE

 O Governo do Estado, através de uma parceria com a Universidade Federal da Paraíba, deu início na noite dessa terça-feira (30) ao seminário “O Futuro do Desenvolvimento: o Brasil, o Nordeste e a estratégia de arranjos produtivos locais”, com a presença de representantes de ambas as instituições. O secretário de Estado do Planejamento, Orçamento, Gestão e Finanças da Paraíba, Tárcio Pessoa ministrou a palestra “A conjuntura nacional e suas repercussões no Nordeste”, representando o governador Ricardo Coutinho.

 

Na palestra magna, o secretário apresentou o programa Paraíba 2040, modelo de desenvolvimento criado pelo governo estadual que pretende se estender pelos próximos 25 anos, com uma série de diretrizes para proporcionar um desenvolvimento sustentável ao estado. Em sua fala, Tárcio destacou a importância dos arranjos produtivos locais (APLs) para a sustentabilidade do programa.

 

Outro ponto destacado pelo secretário foi a situação atípica da Paraíba que, apesar do momento econômico delicado do país, ainda consegue extrair números positivos. “Isso só foi possível porque priorizamos dois pilares fundamentais: o pagamento de pessoal e o incremento nos investimentos. Dessa forma, conseguimos manter o equilíbrio no orçamento, por conta do retorno econômico que essas duas bases solidificadas proporcionam”, afirmou. Representando a gestão estadual, estiveram presentes na mesa de abertura do seminário, além de Tárcio, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Lindolfo Pires, e o secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rômulo Montenegro.

 

Na cerimônia, também estavam presentes a reitora da UFPB, Margareth Diniz, o professor da UFRJ e coordenador-geral da Rede de Pesquisa em Sistemas Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist), José Eduardo Cassiolato, o superintendente do Banco do Nordeste, Wesley Maciel, o professor da UFPB e coordenador do Plano de Desenvolvimento Econômico e Social (PLADES), Paulo Fernandes, o superintendente da Sudene, Marcelo Neves, o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, a coordenadora estadual do Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais da Paraíba (NEAPL-PB), Delma Aquino, e o representante da FIEP-PB, Edmundo Barbosa.

 

Foto: Alberi Pontes
Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sudema embarga e fecha Bar do Cuscuz por despejo de esgoto clandestino

A Sudema (Superintendência de Administração do Meio Ambiente) embargou e fechou o Bar do Cuscuz,…

15 de maio de 2024

Comandante desmente ‘toque de recolher’ em Lucena e alerta sobre disseminação de “fake news”

O Major Bruno, comandante do Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (BEPTur), rebateu em uma entrevista…

15 de maio de 2024

Motorista de aplicativo é executado a tiros durante a madrugada, em Cabedelo

Na madrugada desta quarta-feira (15), um motorista de aplicativo foi brutalmente assassinado a tiros no…

15 de maio de 2024

João Azevêdo contesta no STF calendário para emendas individuais de deputados na Paraíba

Uma disputa entre o poder executivo e legislativo da Paraíba chegou ao Supremo Tribunal Federal…

15 de maio de 2024

Presidente da FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira Neto cumpre agenda na Telebras

Nesta terça-feira, (14/05), o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEPB,…

15 de maio de 2024

André Ribeiro reitera candidatura do PDT à PMCG independente de decisão do PSB: “No 2º turno a gente vê o que acontece”

Secretário executivo de Ciência e Tecnologia do Governo da Paraíba e também pré-candidato à prefeitura…

15 de maio de 2024