Categorias: Paraíba

Governo expõe potenciais da Paraíba para comitiva de Camarões

PUBLICIDADE

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba, apresentou nessa segunda-feira (18) as potencialidades da Paraíba para representantes do Governo de Camarões e empresários do país. A ação fez parte do evento Missão Internacional Brasil-Camarões, promovido pelo país africano, em parceria com a Federação das Indústrias  do Estado da Paraíba (Fiep), em João Pessoa.

Participaram do evento Rômulo Polari Filho, diretor presidente da Cinep, representando o Governo do Estado da Paraíba; Magno Rossi, presidente interino da Fiep; Frédéric Francis, secretário da Embaixada de Camarões, representando o Governo de Camarões; além de empresários camaroneses e paraibanos.

Na ocasião, Rômulo Polari expôs aos presentes as oportunidades nas áreas industriais de energias renováveis e enfatizou que grandes investidores internacionais têm buscado estreitar cada vez mais os laços com a Paraíba. “Os países e grandes investidores, ao promoverem estudos dos indicadores dos estados do Brasil, percebem que a Paraíba ocupa posição de significativa relevância, de destaque. Fruto de um trabalho de médio prazo realizado nos últimos oito anos, que alicerçou e criou ambiente para a aludida melhoria contínua. Razão pela qual eventos como estes vêm ocorrendo com relativa frequência”, ressaltou. 

Rômulo ainda comentou o interesse da Comitiva de Camarões pela indústria do Cimento e que a Paraíba mais uma vez se destaca por ocupar o 1º lugar na produção de cimento no Nordeste e 5º no Brasil, segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (2018).

E também destacou as potencialidades da Paraíba quanto às energias renováveis: “A Paraíba é um dos estados mais promissores do País, seja no tocante às energias eólica ou solar. Segundo o atlas eólico do nosso estado, possuímos um potencial de instalação de uma capacidade de 10 Gw, lembrando que hoje o Brasil inteiro tem 14,7 Gw. Só a região do Seridó (oriental e ocidental) possui uma capacidade de 5,4 GW juntas. Quanto à energia solar, a Paraíba possui um dos maiores índices de irradiação solar do país, acima de 2200 Kw.h/m².ano”.

Para se ter uma ideia desse potencial, a Alemanha, que ocupa a 1ª colocação no mundo no que diz respeito à geração de energia solar per capita, apresenta índices da ordem de 800 a 1100 Kw.h/m².ano.

“A Paraíba é quente e nosso sertanejo sabe disso. Pois aí reside exatamente a grande chance da interiorização da industrialização no nosso Estado, gerando emprego e renda àquela população. Com indústrias de alto valor agregado e tecnológico, que está em franco crescimento no país, alinhada às políticas nacionais de geração. Fontes renováveis e limpas”, enfatizou Rômulo.

Ainda no evento, o representante do Ministério de Minas, Indústria e Desenvolvimento Tecnológico de Camarões e diretor da Transformação Local, Ivan Kabiena, apresentou as oportunidades comerciais do país e os incentivos que estão sendo concedidos para quem pretende investir na República. O país oferece isenções fiscais e alfandegárias, facilidade de acesso a terras e facilidades administrativas para autorizações.

"Apresentamos hoje o Plano de Industrialização da República de Camarões e que tem como estratégia o desenvolvimento agroindustrial, florestal e mineral em nosso país", comentou Ivan.

Segundo o secretário da Embaixada de Camarões, Frédéric Francis, o país é rico em matérias-primas e por isso o governo quer implantar uma política industrial, com estratégias para serem implantadas até 2035. “Especialistas da República de Camarões estão em João Pessoa para apresentar esses dados e firmar possíveis parcerias”, frisou Francis.

Além das apresentações de potencialidades apresentadas nessa segunda-feira, a Comitiva de Camarões e empresários locais realizam nesta terça-feira (19) visitas técnicas em indústrias de João Pessoa e Campina Grande.

 

Secom

 

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeito Emerson Panta lança São João de Santa Rita 2024 com atrações inéditas

Evento promete movimentar a economia local e celebrar tradições juninas com uma programação diversificada O…

3 de maio de 2024

Jornalista é alvo de espancamento na Praça da Paz, no bairro dos Bancários

O jornalista Ulisses Barbosa, 59 anos, foi alvo de espancamento, na noite de ontem (02),…

3 de maio de 2024

Veja a relação dos 35 celulares que vão parar de funcionar no WhatsApp

Por meio de comunicado oficial, o WhatsApp anunciou uma grande de lista de celulares Android…

3 de maio de 2024

Vereador cita que na CMCG existe ´Camaleônicos´ e lembra que colegas que tentaram destruir Romero hoje o abraçam

Em depoimento ontem (02), na Tribuna da Câmara Municipal de Campina Grande o vereador Alexandre…

3 de maio de 2024

PM da PB apreendeu 214 armas de fogo e capturou 194 foragidos em abril

Um balanço da Polícia Militar divulgado na noite de ontem (02), revelou que no mês…

3 de maio de 2024

Motoboys paralisam trânsito de João Pessoa em manifestação após caso de agressão de cliente

O trânsito de João Pessoa, ficou paralisado após uma manifestação organizada por motoboys na noite…

3 de maio de 2024