A Paraíba o tempo todo  |

Governo expõe potenciais da Paraíba para comitiva de Camarões

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba, apresentou nessa segunda-feira (18) as potencialidades da Paraíba para representantes do Governo de Camarões e empresários do país. A ação fez parte do evento Missão Internacional Brasil-Camarões, promovido pelo país africano, em parceria com a Federação das Indústrias  do Estado da Paraíba (Fiep), em João Pessoa.

Participaram do evento Rômulo Polari Filho, diretor presidente da Cinep, representando o Governo do Estado da Paraíba; Magno Rossi, presidente interino da Fiep; Frédéric Francis, secretário da Embaixada de Camarões, representando o Governo de Camarões; além de empresários camaroneses e paraibanos.

Na ocasião, Rômulo Polari expôs aos presentes as oportunidades nas áreas industriais de energias renováveis e enfatizou que grandes investidores internacionais têm buscado estreitar cada vez mais os laços com a Paraíba. “Os países e grandes investidores, ao promoverem estudos dos indicadores dos estados do Brasil, percebem que a Paraíba ocupa posição de significativa relevância, de destaque. Fruto de um trabalho de médio prazo realizado nos últimos oito anos, que alicerçou e criou ambiente para a aludida melhoria contínua. Razão pela qual eventos como estes vêm ocorrendo com relativa frequência”, ressaltou. 

""

Rômulo ainda comentou o interesse da Comitiva de Camarões pela indústria do Cimento e que a Paraíba mais uma vez se destaca por ocupar o 1º lugar na produção de cimento no Nordeste e 5º no Brasil, segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (2018).

E também destacou as potencialidades da Paraíba quanto às energias renováveis: “A Paraíba é um dos estados mais promissores do País, seja no tocante às energias eólica ou solar. Segundo o atlas eólico do nosso estado, possuímos um potencial de instalação de uma capacidade de 10 Gw, lembrando que hoje o Brasil inteiro tem 14,7 Gw. Só a região do Seridó (oriental e ocidental) possui uma capacidade de 5,4 GW juntas. Quanto à energia solar, a Paraíba possui um dos maiores índices de irradiação solar do país, acima de 2200 Kw.h/m².ano”.

Para se ter uma ideia desse potencial, a Alemanha, que ocupa a 1ª colocação no mundo no que diz respeito à geração de energia solar per capita, apresenta índices da ordem de 800 a 1100 Kw.h/m².ano.

“A Paraíba é quente e nosso sertanejo sabe disso. Pois aí reside exatamente a grande chance da interiorização da industrialização no nosso Estado, gerando emprego e renda àquela população. Com indústrias de alto valor agregado e tecnológico, que está em franco crescimento no país, alinhada às políticas nacionais de geração. Fontes renováveis e limpas”, enfatizou Rômulo.

Ainda no evento, o representante do Ministério de Minas, Indústria e Desenvolvimento Tecnológico de Camarões e diretor da Transformação Local, Ivan Kabiena, apresentou as oportunidades comerciais do país e os incentivos que estão sendo concedidos para quem pretende investir na República. O país oferece isenções fiscais e alfandegárias, facilidade de acesso a terras e facilidades administrativas para autorizações.

"Apresentamos hoje o Plano de Industrialização da República de Camarões e que tem como estratégia o desenvolvimento agroindustrial, florestal e mineral em nosso país", comentou Ivan.

Segundo o secretário da Embaixada de Camarões, Frédéric Francis, o país é rico em matérias-primas e por isso o governo quer implantar uma política industrial, com estratégias para serem implantadas até 2035. “Especialistas da República de Camarões estão em João Pessoa para apresentar esses dados e firmar possíveis parcerias”, frisou Francis.

Além das apresentações de potencialidades apresentadas nessa segunda-feira, a Comitiva de Camarões e empresários locais realizam nesta terça-feira (19) visitas técnicas em indústrias de João Pessoa e Campina Grande.

 

Secom

 

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe