Categorias: Paraíba

Governo do Estado discute proteção a crianças e adolescentes ameaçados de morte

PUBLICIDADE

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Humano da Paraíba – Sedh, e o Conselho Gestor do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCCAM), realizou, nesta quinta-feira (20), o I Encontro Estadual para Conselheiros Tutelares da Paraíba, cujo tema foi O PPCCAM em foco.

O encontro teve por objetivo o repasse de informações sobre o PPCAAM, especificamente em relação ao encaminhamento das demandas e o fluxo das proteções, bem como realizar assembleia para escolha dos representantes do Conselho Tutelar no Conselho Gestor (Congest).

A mesa dos trabalhos foi presidida pela secretária do Estado de Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos de Meneses, e contou ainda com as presenças do promotor de Justiça da Infância e Juventude, Alley Borges Escorel; do representante da Entidade Executora Casa Pequeno Davi, Dimas Gomes da Silva; da representante do Congest/PB, Rochelle Bezerra Rocha; e representando os conselheiros tutelares, Verônica Silva de Oliveira.

O promotor Alley Borges Escorel destacou a importância do encontro porque reúne os conselheiros tutelares do Estado para discutir e informar como funcionam as regras, possibilidades e procedimentos para aplicação do PPCCAM, das medidas protetivas às crianças e adolescentes que estejam ameaçados de morte em seus municípios.

Segundo a secretária Aparecida Ramos, realizar um evento para discutir com conselheiros tutelares o PPCCAM, num momento político como o que está sendo vivido no país, é mais que construir uma política. “Constrói perspectivas de relações humanas mais dignas, fraternas e solidárias e o PPCAAM significa isso. Significa que todo ser humano precisa ter possibilidade e oportunidades na vida. Todos nós temos o direito de reiniciar ciclos, com novas perspectivas. E considero o PPCAAM parceiro e fundamental nesse processo”, observou.

O Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte – PPCAAM foi criado em 2003 e instituído oficialmente em 2007, pelo Decreto 6.231/07, como uma das estratégias do Governo Federal para o enfrentamento do tema da letalidade infanto-juvenil.

O PPCAAM tem por princípio preservar a vida das crianças e dos adolescentes ameaçados de morte, com ênfase na proteção integral e na convivência familiar. É executado em 13 Estados, por meio de convênio entre a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Governos Estaduais e Organizações Não Governamentais.

A identificação da ameaça e a inclusão no PPCAAM é realizada por meio do Poder Judiciário, dos Conselhos Tutelares e do Ministério Público, caracterizados como “Portas de Entrada”.

 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Dinho comenta possibilidade de disputar novamente a presidência da CMJP; medida é possível graças a uma decisão do STF

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley (PSD), fez declarações ontem (29),…

30 de abril de 2024

Prazo para tirar título eleitoral termina no próximo dia 8 de maio

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais,…

30 de abril de 2024

vBelo-PB vence o Mixto-PB por 2 a 0 e avança na Série A3 do Brasileirão

As jogadoras do Botafogo-PB venceram na tarde de ontem (29) na Série A3 do Campeonato…

30 de abril de 2024

Caminhão de cimento atropela motociclista no Acesso Oeste, em João Pessoa

Na noite de ontem (29), um motociclista foi atropelado por um caminhão de cimento no…

30 de abril de 2024

Proprietários de casa de eventos dizem não ter responsabilidade sobre desabamento

No final da tarde desta segunda-feira (29), a defesa da casa de eventos UP Garden,…

29 de abril de 2024

João volta a tratar como paroquiana briga do PSB em Cajazeiras e joga para agosto definições em Cabedelo e Santa Rita

O governador João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta segunda-feira (29) voltou a tratar como paroquiana…

29 de abril de 2024