A Paraíba o tempo todo  |

Governador e políticos da Paraíba lamentam morte de Zenóbio Toscano

A classe política está de luto com a morte do prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano (PSDB), confirmada na tarde deste domingo (14). Vários amigos e correligionários emitiram nota de pesar pelo falecimento do tucano.

O prefeito interino de Guarabira, Marcus Diogo (PSDB), pelas redes sociais, lamentou o falecimento do líder político.

 

“Dia de muita tristeza, perdemos um líder, referência e grande amigo. Zenóbio Toscano jurou honrar sua palavra, compromisso, amor e trabalho pela cidade de Guarabira e o fez como um dos grandes homens públicos do Brasil. Resta a todos nós honrarmos o seu nome e o seu legado. Obrigado, Zenóbio! Vá em paz, que Deus e nossa Senhora da Luz o recebam de braços abertos”.

O deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB) disse que o prefeito Zenóbio deixa uma lição de que a política é capaz de transformar a vida das pessoas.

“Suas passagens pela Prefeitura de Guarabira e pela Assembleia Legislativa nos mostram isso. É sem dúvida uma grande perda para o nosso Estado a partida de Zenóbio Toscano. Deixo o mais profundo pesar e sentimentos à família do político, pai, avô que nos deixa apenas boas recordações e exemplos. Meu abraço mais especial na minha amiga deputada Camila Toscano e na sua mãe, Léa”.

Nas redes sociais o senador José Maranhão (MDB) disse:

“Apresento minhas condolências à família do grande político do brejo paraibano, Zenóbio Toscano, pelo seu falecimento. Que Deus conforte o coração de todos os amigos e familiares desse grande homem”.

Também por meio das redes sociais, o deputado estadual Raniery Paulino (MDB), apesar de ser adversário político, emitiu uma mensagem em reconhecimento a trajetória política do conterrâneo, ao dizer que a história política da cidade teve em Zenóbio um de seus protagonistas.

“Não há como contar a história política de Guarabira sem reservar vários capítulos ao prefeito Zenobio Toscano de Oliveira, sua vida e sua obra. Ele começou sua vida pública no MDB e foi apoiado pelo meu pai para ser seu sucessor na prefeitura de Guarabira, desde então construímos uma longa parceria política até o grande cisma do MDB estadual. Mesmo rompidos sempre mantivemos uma relação respeitosa, especialmente quando cheguei na Assembleia Legislativa.Em 2006 concorremos para o cargo de deputado estadual, foi meu primeiro adversário na política vencemos e Guarabira voltou a ter dois representantes. Gostava de debater com ele, sua sagacidade e inteligência fazia desta dialética um aprendizado para mim. Sim, houve momentos tensos durante campanhas eleitorais, mas ficaram apenas como o tempero das acirradas disputas. Ultimamente o clima era bem amistoso e até riamos um do outro, era um acontecimento que repercutia muito, infelizmente as divergências políticas ainda tem muito impacto na convivência pacífica, mas em Guarabira estamos quebrando esta lógica. Deixo aqui meu reconhecimento e respeito a vida e a obra de Zenobio.  Meu solidário e fraterno abraço a Léa, Camila, Tiago, Daniela, Vanina, demais familiares, amigos e a grande legião de admiradores.
Raniery Paulino e família”

O Senador Veneziano Vital também externou seu pesar aos paraibanos, especialmente da região do brejo e, sobretudo, da cidade de Guarabira, pelo falecimento do líder político Zenobio Toscano, ocorrido neste domingo.

“Aos familiares e amigos mais próximos, nosso desejo de que Deus os conforte, neste momento de dor e muita saudade”, disse Veneziano.

O deputado federal Ruy Carneiro, a executiva do PSDB, o governador João Azevêdo (Cidadania), o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), entre outros, além da Assembleia Legislativa da Paraíba também se consternaram com a perda.

CONFIRA AS NOTAS

João Azevêdo externa sentimento de pesar pela morte do prefeito Zenóbio Toscano

O governador João Azevêdo externa sentimento de pesar pela morte do prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, ocorrida neste domingo.

Zenóbio começou sua vida pública sendo prefeito da cidade de Guarabira, pela primeira vez, em 15 de novembro de 1982. Nessa sua última passagem pela Prefeitura de Guarabira, foi eleito em 7 de outubro de 2012, e novamente reeleito, em 2 de outubro de 2016 para o mandato de 2017-2020. Foi ainda deputado estadual por quatro mandatos (eleito em 1990, 1994, 1998 e 2002) e exerceu cargos de auxiliar de governo como Secretário de Estado da Infraestrutura e presidente da Companhia Paraibana de Gás.

O governador João Azevêdo apresenta condolências aos familiares e amigos, manifestando o desejo de que Deus console os corações neste momento de dor.

 

Luciano Cartaxo lamenta falecimento de Zenóbio Toscano

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, lamenta a morte do prefeito de Guarabira e ex-deputado estadual, Zenóbio Toscano. Ele faleceu na manhã deste domingo (14), aos 74 anos, em razão de um acidente vascular cerebral (AVC) ocorrido no sábado (14), em um hospital privado de João Pessoa, onde estava internado desde o dia 6, por ter contraído o novo coronavírus. Zenóbio Toscano iniciou sua vida na política como prefeito de Guarabira, tendo sido eleito para o cargo, em 1982. Em seguida, foi eleito deputado estadual, em 1990, exercendo cinco mandatos. Em 2012, voltou a ser prefeito de Guarabira, com reeleição em 2016. Ele deixa a esposa, Léa Toscano, e quatro filhos.

“Lamentamos a morte de Zenóbio Toscano e prestamos homenagem ao que ele representou em sua vida pública, ao seu legado como político e aos serviços que prestou à população não só de Guarabira, mas de toda a Paraíba. O momento é de solidariedade à família e aos amigos, com votos de força e serenidade para enfrentar esta inestimável perda”, afirma Luciano Cartaxo.

 

Romero lamenta profundamente a morte de Zenóbio Toscano: “Dignificou a vida pública como poucos”

Ex-deputado e prefeito de Gaurabira faleceu aos 74 anos, vítima de um AVC, após testar positivo para a Covid-19


O prefeito Romero Rodrigues lamentou, profundamente, a morte do prefeito Zenóbio Toscano, de Gaurabira, na tarde deste domingo, 14, em João Pessoa, aos 74 anos de idade. Zenóbio faleceu por complicações causadas por um Acidente Vascular Cerebral, após testar positivo para a Covid-19.

Para Romero Rodrigues, ter conhecido e convivido com Zenóbio Toscano foi um permanente aprendizado, em termos humanos, profissionais e de postura como homem público. “Zenóbio dignificou a atividade política, como poucos”, sintetizou Romero, que disse nunca esquecer a forma carinhosa e de zelo sempre demonstrada a ele por Toscano, durante as décadas de convivência na vida pública.

Seja como prefeito, deputado estadual, secretário estadual, presidente de autarquias, o engenheiro Zenóbio Toscano, de acordo com Romero, sempre foi um homem de atitudes firmes, mas elegantes, despertando a admiração de aliados e o respeito dos adversários. “Ele já faz falta, numa atividade tão carente de bons exemplos”, declarou.

Principalmente para a ex-prefeita Léa Toscano, esposa e companheira de toda uma vida, e a deputada estadual Camila Toscano, herdeira política do ex-deputado estadual, Romero Rodrigues transmitir voto de pesar a toda a família e ao povo de Gaurabira pela passagem de Zenóbio.

 

Famup lamenta morte de prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano e destaca atuação política

A Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup) lamentou o falecimento do prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, ocorrida na manhã deste domingo (14), em um hospital privado de João Pessoa. O gestor da havia sido internado no último dia 6 para se tratar de Covid-19, mas na noite do sábado (13) sofreu um AVC, tendo seu quadro clínico agravado e não resistindo.

“É com grande pesar que recebemos a triste notícia do falecimento de Zenóbio Toscano. Uma pessoa que fez história na política paraibana, sobretudo, na política municipalista como prefeito de Guarabira por três gestões. Sem sombra de dúvidas é um homem que deixa seu legado”, lamentou o presidente da Famup, George Coelho.

A Famup externou ainda os sentimentos aos amigos e familiares. “Vivemos um momento delicado e perder alguém querido em uma fase tão desafiadora como a que estamos enfrentando é ainda mais doloroso. Palavras não são suficientes, por isso, rogo a Deus para que conceda aos familiares e amigos de Zenóbio o consolo necessário e força para saberem lidar com a perda deste homem que fará falta na vida de quem convivia com ele para além da política”, disse George.

Zenóbio Toscano – Nascido em 4 de setembro, no município de Ingá, na Paraíba, Zenóbio era formado em engenharia; casado com a ex-deputada estadual Léa Toscano; pai de quatro filhos, entre eles a atual deputada estadual Camila Toscano, e avô.

Na política, Zenóbio começou a vida pública sendo prefeito da cidade de Guarabira. Em 15 de novembro de 1982 foi eleito com 50,44% dos votos válidos, na disputa ao lado de Jáder Pimentel – PDS (49,09%) e Ademir Leal – PT (0,47%). Em 1990 concorre pela primeira vez a deputado estadual na Paraíba pelo PMDB, conseguindo a expressiva votação de 14.936 votos, sendo o oitavo mais votado do pleito. Em 03 de outubro de 1994 é eleito mais uma vez deputado estadual com a votação de 34.837 sendo o deputado mais votado do estado.

Em 4 de outubro de 1998 Zenóbio conquista mais uma vez uma vaga na Assembléia Legislativa do Estado. Em 2001, deixa o PMDB e filia-se ao PSDB. Em outubro de 2002 é eleito para seu quarto mandato como deputado estadual na Paraíba. Em 2006 é novamente o mais votado do Estado, para deputado, com a votação de 38.265 votos. Foi a última vez que Zenóbio disputou o cargo de deputado estadual.

Em de outubro de 2012 foi eleito prefeito de Guarabira para o mandato de 2013 – 2016 eleito com 16 mil votos. Em 2016 foi reeleito prefeito de Guarabira para o mandato de 2017-2020 com 15.609 votos, tendo que se afastar das funções após sofrer um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI).

 

Ruy Carneiro lamenta o falecimento do amigo Zenóbio Toscano

O deputado federal Ruy Carneiro compartilhou, por meio de suas redes sociais, uma mensagem de pesar pelo falecimento do prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano. Além de correligionários, eles foram contemporâneos em mandatos na Assembleia Legislativa da Paraíba e também no secretariado do Governo do Estado. Ruy agradeceu os conselhos que recebeu de Zenóbio ao longo da vida e a amizade que cultivaram.

Íntegra da mensagem de pesar

“Recebi há pouco, através da deputada Camila, a confirmação do falecimento do amigo Zenóbio Toscanos. Um dos grandes homens públicos desta Paraíba. Realmente comprometido com a Paraíba, com o Brejo, com as pessoas, com a coisa pública.

Tive a oportunidade de dividir, com ele, assento na Assembleia [Legislativa da Paraíba], fomos colegas secretários e tive oportunidade de hospedá-lo algumas vezes em Brasília, sempre buscando resolver problemas de Guarabira e da região.

Fico muito triste. A Paraíba perde, sem dúvida, um grande homem, um grande pai, um grande marido.

Amigo Zenóbio, que Deus o tenha em bom lugar. Fico feliz de ter compartilhado dos seus conselhos e da sua amizade. Vá com Deus.“

Aguinaldo Ribeiro lamenta falecimento de Zenóbio Toscano: “Paraíba perde um grande gestor”

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) externou seu pesar pela morte do prefeito de Guarabira, neste domingo (14), e estendeu suas condolências à viúva, ex-deputada Léa Toscano, bem como a deputada Camila Toscano (PSDB), e aos demais familiares pela perda.

Na Assembleia Legislativa da Paraíba, atuaram juntos entre 2006 e 2010, com um trabalho sempre em sintonia com as prioridades do povo paraibano.

Zenóbio foi deputado por cinco mandatos e se destacou pela sua qualidade técnica e firmeza nas ações que defendia.

Ribeiro ressaltou ainda que o tucano era um gestor que sempre fez política com P maiúsculo, com uma trajetória de dedicação e compromisso sobretudo com a região do Brejo do Estado.

“A Paraíba perde mais um grande gestor”, lamentou.

ALPB decreta luto e suspende atividades por três dias por conta do falecimento do ex-deputado Zenóbio Toscano

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) decretou luto de três dias e suspendeu as atividades por mesmo período, por conta do falecimento do ex-deputado e prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, ocorrido na tarde deste domingo (14), em João Pessoa, em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Zenóbio, que era engenheiro civil por formação, estava internado em um hospital particular da Capital por conta do novo coronavírus, desde o último dia 06. De acordo com a família, ele se recuperava bem da Covid-19, mas ontem sofreu um novo AVC, desta vez hemorrágico, o que agravou o quadro de saúde, levando-o a morte.

“Neste momento de dor para toda a família, nos solidarizamos com os familiares e amigos de Zenóbio Toscano, um grande político do nosso Estado, que deixa grandes lições e um legado de trabalho e luta pelo povo da Paraíba”, disse o presidente da ALPB, Adriano Galdino.

Em nota divulgada na tarde de hoje, a deputada Camila Toscano, filha de Zenóbio, destaca a trajetória política do pai, citando-o como exemplo de ser humano, marido, pai e avô dedicado.

“Neste momento de dor, nos orgulha dizer que Zenóbio deixa um legado por todo o trabalho que desenvolveu para que nosso Estado tivesse dias melhores, com mais igualdade. Tudo isso sem descuidar da família e sem deixar de dar atenção aos amigos. Queremos agradecer a todos os amigos pelas orações e o apoio dado a nossa família durante todo o tempo em que Zenóbio Toscano esteve doente. Não Temos palavras para agradecer tamanho carinho por ele e por todos nós da família. Este é um momento de muita tristeza para todos nós, pois perdemos uma pessoa querida, que amamos e que nos serve de inspiração todos os dias”, destacou a parlamentar.

Eleito prefeito de Guarabira em 7 de outubro de 2012, Zenóbio foi reeleito em 2016, mas estava afastado da prefeitura desde maio de 2019, para se recuperar de um AVCI. Além desses dois mandatos, Zenóbio foi prefeito de Guarabira de 1983 a 1988. Ele também exerceu vários mandatos de deputado estadual, sendo eleito nos anos de 1990, 1994, 1998, 2002 e 2006.

Zenóbio era casado com a também ex-deputada Léa Toscano e deixa quatro filhos, um deles a atual deputada Camila Toscano.

 

Cidadania-JP emite Nota de Pesar pelo falecimento de Zenóbio Toscano

Em nome da Executiva Municipal do Cidadania-JP, o vereador Bruno Farias, na condição de Presidente da legenda, solidariza-se com a família e amigos pelo falecimento do Prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, ocorrido neste domingo (14).

“Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares, amigos e admiradores de Zenóbio Toscano, externando, além do voto de pesar por essa grande perda, o nosso agradecimento à dedicação e ao trabalho prestado por ele a toda a Paraíba”, disse Bruno.

O Presidente do Cidadania-JP ainda ressaltou as virtudes do ex-prefeito de Guarabira: “Zenóbio, seja como deputado, secretário de Estado ou Prefeito, foi um grande homem público que pautou a sua vida sob os princípios da moralidade, da ética e do serviço em favor dos mais necessitados. Zenóbio deixa um acervo de importantes obras públicas e um legado de decência na atividade política. Que Deus o receba no Paraíso e que, através da fé, console o coração de todos”.

 

Thiago Lucena lamenta falecimento do prefeito Zenóbio Toscano e destaca protagonismo no desenvolvimento do Brejo

O vereador de João Pessoa, Thiago Lucena (PRTB), lamentou o falecimento do prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano (PSDB), ocorrido neste domingo (14). Ele estava lutando contra a Covid-19 e sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O parlamentar destacou a atuação política exemplar do gestor e o protagonismo no desenvolvimento da Região do Brejo paraibano.

Thiago prestou condolências à família pela partida de Zenóbio. “A Paraíba perde um homem com uma atuação política exemplar que tem um protagonismo na história e desenvolvimento do Brejo paraibano, especialmente no município de Guarabira. Peço a Deus que conforte os corações dos familiares e amigos”, disse.

Zenóbio Toscano estava de licença médica, para tratamento de saúde desde 2019, quando sofreu um AVC. Neste ano, contraiu a Covid-19 e havia sido internado em um hospital particular no último dia 6 para realizar o tratamento da doença, neste sábado (13) sofreu um novo AVC.

Histórico – Nascido em Ingá, em 1945, filho de Edvardo Toscano de Oliveira e Maria do Carmo Torres Toscano. É casado com a ex-deputada estadual Maria Hailéa Araújo Toscano (PSDB/PSB) e pai de quatro filhos, entre eles a deputada estadual Camila Toscano (PSDB). Foi eleito prefeito Guarabira em 2013, com 16 mil votos. Com aprovação da população do município foi reeleito em 2017.

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe