Categorias: Paraíba

Especialista alerta para saúde mental durante período de quarentena

PUBLICIDADE

No mundo todo, a pandemia do novo coronavírus já infectou mais de 110 mil pessoas em mais de 100 países. Para conter a disseminação do Covid-19, autoridades desses países estão obrigados a adotarem medidas duras para evitar que o número de vítimas aumentem. A ação, embora seja de extrema relevância e necessária, pode vir a afetar a saúde mental daqueles que, nesse momento, precisam se manterem isolados.

O período de limitação de deslocamento pode disparar gatilhos da ansiedade, assim como, em casos extremos, levar a uma depressão, causada principalmente por um logo período de solidão e medo.

Recentemente, num estudo publicado pela revista britânica Lancet, os autores ressaltaram ainda que, além das patologias citadas acima, uma quarentena pode levar ao estresse pós-traumático, confusão e raiva, além de ansiedade. De acordo com a psicóloga Hanna Suassuna, a quarentena pode sim gerar muitas consequências psicológicas, devido ao intenso temor, ansiedade e angústia compartilhado pelas pessoas, pelo receio de como ficará a evolução da situação e as repercussões futuras. “Vários sintomas são observados durante e pós pandemia, como: tristeza, medo em excesso, abuso de substâncias, transtornos alimentares e irritabilidade”, observou Hanna.

Segundo o estudo, os fatores que mais estressam as pessoas isoladas são: não saber quanto tempo durará a quarentena; medo de serem infectados; frustração; tédio; informações inadequadas, além de possíveis perdas. “Outro quadro sintomático que pode ser percebido, é o Transtorno de Estresse Pós-traumático, em que as pessoas revivem o evento estressor com muita ansiedade, medo e sentimentos negativos”, argumentou a psicóloga.

A psicóloga lembra ainda a importância do aumento dos cuidados em relação as pessoas que já são acometidas por algum transtorno mental, pois eles podem se intensificar nesse período, além de observar bem o comportamento daquele profissional de saúde que atua na linha de frente no combate à pandemia como a que vivemos. “Também é preciso um olhar atento aos profissionais de saúde que passam por severos desgastes, pela carga intensa de trabalho e a exposição, gerando como consequências, insônia, ansiedade, pânico e humor depressivo, necessitando um cuidado especial”, ressaltou. A profissional demonstrou preocupação inclusive com aqueles que possam vir a desenvolver algum tipo de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), como o comportamento obsessivo de limpeza, por medo da contaminação.

Para Hanna Suassuna, no momento atual, é preciso entender que o processo do aumento da ansiedade é natural, devendo ser respeitado e não negligenciado, mas é importante não reforçar comportamentos que sejam gatilhos para crises de ansiedade, como falar demais sobre o assunto e ler várias informações por um longo período do dia. “É preciso realizar atividades que sejam prazerosas e calmantes, como ler, assistir e conversar sobre assuntos diversos; realizar técnicas de respiração; e o autocuidado.

QUARENTENA

A palavra quarentena foi usada pela primeira vez em Veneza, em 1127, para casos de hanseníase e foi amplamente usada em resposta à peste bubônica séculos depois.

 

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Rombo de quase R$ 15 bi nas contas municipais será desafio para prefeitos eleitos em outubro, alertam especialistas

O rombo dos municípios brasileiros em fevereiro deste ano somava R$ 14,7 bilhões no acumulado…

3 de maio de 2024

Vereador cita que na CMCG existe ´Camaleônicos´ e lembra que colegas que tentaram destruir Romero hoje o abraçam

Em depoimento ontem (02), na Tribuna da Câmara Municipal de Campina Grande o vereador Alexandre…

3 de maio de 2024

Prefeito Emerson Panta lança São João de Santa Rita 2024 com atrações inéditas

Evento promete movimentar a economia local e celebrar tradições juninas com uma programação diversificada O…

3 de maio de 2024

Incêndio de grandes proporções deixa moradores em alerta, no bairro Alto do Mateus, em João Pessoa

Um incêndio de grandes proporções foi registrado, no início da manhã de hoje (03), em…

3 de maio de 2024

Veja a relação dos 35 celulares que vão parar de funcionar no WhatsApp

Por meio de comunicado oficial, o WhatsApp anunciou uma grande de lista de celulares Android…

3 de maio de 2024

Paraíba confirma quarta morte por dengue em 2024 e vacinação é ampliada

Mais uma morte provocada por dengue é registrada na Paraíba. A Secretaria de Estado de…

3 de maio de 2024