Categorias: Paraíba

Entidades realizam mobilização em defesa dos direitos da pessoa com deficiência

PUBLICIDADE

Entidades que lidam com a causa da pessoa com deficiência vão promover, nesta segunda-feira (21), uma mobilização em defesa dos direitos do segmento. O ato será realizado no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa, com o tema “As Leis sobre Pessoas com Deficiência Devem ser Efetivadas. Cumpra-se”. A programação é uma realização do Fórum Paraibano de Luta da Pessoa com Deficiência, Inclusão e Cidadania, e a concentração está prevista para ocorrer às 13 horas.

Para a coordenadora de Inclusão Cidadã da Asdef (Associação de Deficientes e Familiares), Douraci Vieira, a Paraíba tem ampla legislação específica sobre a temática dos deficientes, porém a maioria não possui nenhuma ação efetivada por parte dos órgãos responsáveis, mesmo havendo quase um milhão de habitantes que dela precisam. Por isso que o tema adotado para a mobilização deste ano é a exigência pelo cumprimento da legislação. “O poder público fica ausente frente ao tamanho da problemática vivida no cotidiano e a sociedade indiferente, sem reconhecer as pessoas com deficiência como sujeitos de direitos. Desejamos campanhas educativas permanentes, maior sensibilização para mudanças de atitudes da sociedade e comportamentos inclusivos”, declarou Douraci Vieira.

A programação do dia de luta contará com distribuição de panfletos e manifestações públicas, denunciando o desrespeito aos direitos da pessoa com deficiência e reafirmando o posicionamento das entidades em defesa do cumprimento das leis. No local, também serão realizados várias ações para dar visibilidade às dificuldades enfrentadas no cotidiano dos deficientes nas mais diversas situações. A data de 21 de setembro marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Do Ponto de Cem Réis, os manifestantes seguirão às 14h30 para a Praça dos Três Poderes, até a sede do Ministério Público da Paraíba (MPPB), onde será entregue um documento às autoridades representantes do MPPB, Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Federal, cobrando maior rigor na fiscalização específica. A programação também inclui participação em uma sessão especial alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O evento está previsto para começar às 15h, na Assembleia Legislativa.

 

 

Ascom Asdef

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Catástrofe Ambiental. Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas chuvas fortes…

6 de maio de 2024

Vídeo: PM flagra mulher na mala de motorista de aplicativo em João Pessoa

Um vídeo que está circulando na capital, mostra a esposa de um motorista por aplicativo…

6 de maio de 2024

Governo da PB coloca bombeiros e equipamentos à disposição para ajudar vítimas das chuvas no RS

Por meio de comunicado da sua assessoria de comunicação, o Corpo de Bombeiros da Paraíba…

6 de maio de 2024

Após João afirmar que definição de candidatura em CG não será apenas por ‘pesquisas’, federação reforça nome de Inácio

O governador da Paraíba, João Azevêdo, indicou o período junino como um marco para a…

6 de maio de 2024

Sem sustos, Treze bate o Sousa e segue 100% na Série D

No estádio Amigão, em Campina Grande, Treze e Sousa se enfrentaram em jogo válido pela…

5 de maio de 2024

Veneziano diz que conquista de empréstimo frustrou oposição em Campina Grande

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) comemorou a aprovação do empréstimo no Senado Federal…

5 de maio de 2024