Por pbagora.com.br

Entidades que lidam com a causa da pessoa com deficiência vão promover, nesta segunda-feira (21), uma mobilização em defesa dos direitos do segmento. O ato será realizado no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa, com o tema “As Leis sobre Pessoas com Deficiência Devem ser Efetivadas. Cumpra-se”. A programação é uma realização do Fórum Paraibano de Luta da Pessoa com Deficiência, Inclusão e Cidadania, e a concentração está prevista para ocorrer às 13 horas.

Para a coordenadora de Inclusão Cidadã da Asdef (Associação de Deficientes e Familiares), Douraci Vieira, a Paraíba tem ampla legislação específica sobre a temática dos deficientes, porém a maioria não possui nenhuma ação efetivada por parte dos órgãos responsáveis, mesmo havendo quase um milhão de habitantes que dela precisam. Por isso que o tema adotado para a mobilização deste ano é a exigência pelo cumprimento da legislação. “O poder público fica ausente frente ao tamanho da problemática vivida no cotidiano e a sociedade indiferente, sem reconhecer as pessoas com deficiência como sujeitos de direitos. Desejamos campanhas educativas permanentes, maior sensibilização para mudanças de atitudes da sociedade e comportamentos inclusivos”, declarou Douraci Vieira.

A programação do dia de luta contará com distribuição de panfletos e manifestações públicas, denunciando o desrespeito aos direitos da pessoa com deficiência e reafirmando o posicionamento das entidades em defesa do cumprimento das leis. No local, também serão realizados várias ações para dar visibilidade às dificuldades enfrentadas no cotidiano dos deficientes nas mais diversas situações. A data de 21 de setembro marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Do Ponto de Cem Réis, os manifestantes seguirão às 14h30 para a Praça dos Três Poderes, até a sede do Ministério Público da Paraíba (MPPB), onde será entregue um documento às autoridades representantes do MPPB, Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Federal, cobrando maior rigor na fiscalização específica. A programação também inclui participação em uma sessão especial alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O evento está previsto para começar às 15h, na Assembleia Legislativa.

 

 

Ascom Asdef

Notícias relacionadas

Mega-Sena: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio acumula em R$ 40 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.372 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (15) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. O…

Litoral paraibano tem 12 trechos de mar impróprios ao banho durante essa semana

Quem deseja aproveitar o pouco de sol previsto para este domingo nas praias paraibanas devem evitar pelo menos 12 trechos do litoral que está impróprios ao banho e devem permanecer…