Categorias: Paraíba

Efraim defende medidas de proteção às mulheres

PUBLICIDADE

De acordo com o deputado Efraim Filho (DEM/PB) o projeto de lei (PL 6433/13) pode ser votado nesta quarta-feira (14). Pelo texto apresentado, em plenário, à matéria permitirá, ao delegado de  polícia ou policial militar, instituir medidas protetivas para a mulher vitima de violência, submetendo posteriormente o caso ao juiz.

Segundo especialistas as medidas protetivas têm sido um dos principais instrumentos da lei Maria da Penha para proteção às mulheres. “Fizemos um levantamento e pesquisas do Ministério Público (MP) apontam 2.925 casos no país, no período de março de 2016 a março de 2017”. Informou Efraim Filho.

Em outro levantamento consta que das vítimas de feminicídio, a maioria não tinha pedido de medida protetiva, ou seja, as que tinham não foram mortas.

Na pesquisa realizada em 2017, pela Datafolha, uma a cada três mulheres sofreram algum tipo de violência no último ano – e o agressor, em 61% dos casos, é um conhecido. 19% das vezes eram companheiros atuais das vítimas e, em 16%, ex-companheiros. Para 43% a agressão mais grave foi dentro de casa e a maioria não fez nada. “Neste período 52%, a vítima não procurou ajuda ou denunciou o agressor. Já estão realizadas várias campanhas de conscientização, temos uma legislação muito boa que foi ampliada em 2015 por uma lei federal onde feminicídio foi transformado em crime hediondo. É necessário que as mulheres façam a denuncia para que a lei seja cumprida. Não se pode omitir”. Declarou Efraim Filho.

O assassinato de mulher motivado justamente por sua condição feminina acarreta um aumento da pena, no caso de condenação vai de 12 a 30 anos de prisão. “Isso é muito importante porque dá um caráter mais intimatório e inibe a sensação de impunidade”, disse.

Efraim Filho disse ainda que em 2017 as alterações na lei Maria da Penha garantiram novas medidas preventivas, entre elas atendimento preferencial policial especializado, ininterrupto e prestado preferencialmente por servidores do sexo feminino. Além disso, apresenta procedimentos e diretrizes sobre como será feita a inquirição dessa mulher vítima de crime.

Na primeira versão da lei, caberia ao judiciário a determinação de medidas e à polícia orientar a vítima sobre medidas protetivas.

 

Redação

Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024