Categorias: Paraíba

Detran-PB alerta usuários sobre novo golpe no WhatsApp

PUBLICIDADE

Mais um golpe envolvendo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) vem sendo praticado na praça. E desta vez com a ousadia dos golpistas na tentativa de se passarem por servidores e até pelo superintendente do órgão, Agamenon Vieira, oferecendo facilidades a usuários com pendências junto à autarquia. O golpe foi apurado e confirmado pela Coordenação de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social.

 

De acordo com ofício da Coordenação de Inteligência endereçado à Corregedoria da Sesds e repassado à Corregedoria do Detran, o golpe consiste em mandar mensagens via WhatsApp para vários números aleatórios, com conteúdo que leva o destinatário a entender que foram enviadas por engano, sugerindo a realização de fraudes praticadas internamente por supostos servidores do Detran-PB.

 

Os golpistas oferecem retirada de multas, liberação de veículos e/ou expedição de documentos sem os procedimentos legais. Para oferecer os serviços, eles lançam uma mensagem falando que determinada situação já foi resolvida e logo em seguida pedem desculpas pelo envio da mensagem, alegando que se destinava a outra pessoa.

 

“Segundo apurado, a mensagem trata-se de um golpe que objetiva enganar pessoas que possuam pendências junto ao Detran. O golpe tem outra vantagem porque, mesmo que exista alguém que tenha “caído” na fraude, essa pessoa não irá denunciar porque o que pretendia fazer seria um ato criminoso de Corrupção Ativa (Art. 333 do CPB)”, diz o documento.

 

Ainda de acordo com a Coordenação de Inteligência, os terminais telefônicos utilizados na fraude (98185-4533 e 98107-3292, ambos com DDD 83) estão cadastrados em nome de pessoas residentes em outros Estados, nas regiões norte e sul do país, apesar do DDD local. As investigações também constataram que golpes semelhantes foram aplicados no Maranhão e Amazonas, também envolvendo servidores e até diretores dos Detrans desses estados, praticados pelos mesmos estelionatários que vêm atuando na Paraíba.

 

O superintendente Agamenon Vieira alertou aos usuários que o órgão não oferece nenhum tipo de serviço por meio do aplicativo WhatsApp e só se manifesta pelos seus canais oficiais. Ele orientou ainda que qualquer pessoa que receba algum conteúdo dessa natureza deve denunciar imediatamente pelo e-mail ouvidoria@detran.pb.gov.br.

Para elucidar o caso e chegar aos culpados, um inquérito policial foi instaurado junto à Delegacia de Defraudações da Polícia Civil.

 

Redação

Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente da FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira Neto cumpre agenda na Companhia Siderúrgica Nacional

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira…

29 de abril de 2024

Duas vítimas do desabamento de casa de show no Altiplano estão em estado grave

Duas vítimas do desabamento ocorrido em uma casa de show no bairro do Altiplano, em…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024

Confira onde se vacinar contra influenza e covid-19 hoje, na capital

João Pessoa segue com pontos de vacinação nesta segunda-feira (29) para quem busca os imunizantes…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

CAIXA paga parcela do Pé-de-Meia nesta segunda-feira

A CAIXA paga, nesta segunda-feira, 29 de abril, o Pé-de-Meia para os estudantes nascidos nos…

29 de abril de 2024