Categorias: Paraíba

Desenvolvimento Sustentável é tema de seminário na AL

PUBLICIDADE

Começa nesta quinta-feira o 1º Seminário de Desenvolvimento Sustentável, que terá como tema “Biodiesel e Pinha Manso na Agricultura Familiar”. O seminário faz parte da 4ª reunião do Parlamento Nordestino (Parlatino), que é composto por deputados estaduais dos nove estados da região. Mais de 100 prefeitos paraibanos já confirmaram presença nos debates, que ocorrerão nesta sexta (27), no Hotel Ouro Branco.

A abertura da 4ª reunião do Parlamento Nordestino ocorrerá no auditório João Eudes, da Assembléia Legislativa. Cinco presidentes de Assembléias Legislativas e dezenas de parlamentares já confirmaram presença no evento, que contará com técnicos internacionais e debaterá o uso do Pinhão Manso como alternativa para produzir biodiesel e combater o processo de desertificação na região do semi-árido nordestino.

Assembléias Legislativas de todo o Nordeste estão interessadas em detalhar o tema, já que os plantios de Pinhão Manso podem substituir o da mamona, que é tóxica e não serve para produção de ração animal, depois de utilizada na fabricação do biodiesel.

Na sexta-feira, durante o seminário, prefeitos e secretários de Agricultura assinarão um protocolo de intenções com a empresa Bionor (Indústria do Biodiesel), para adesão do programa nos municípios interessados.

Na Paraíba, segundo o presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Arthur Cunha Lima (PSDB), o pinhão manso pode ser consorciado com outras culturas. As estimativas são de que o projeto alcance 98 municípios, gerando emprego e renda para mais de 22 famílias paraibanas.

A expectativa é que a adesão de cada município ao programa do Biodiesel a partir da produção do Pinhão Manso represente a inclusão de cerca de 450 famílias, somente com a geração de empregos diretos.

A abertura solene da reunião será na tarde desta quinta-feira, a partir das 15 horas no auditório João Eudes, na Assembléia, com a presença dos presidentes das Assembléias Legislativas da Paraíba, Arthur Cunha Lima, e do Ceará, deputado Domingos Filho, que também ocupa o cargo de presidente do Parlamento Nordestino.
 

PB Agora com Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Paraíba inicia semana com alerta de chuvas e ventos fortes para 156 municípios de todas as regiões

Neste domingo (28), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024

Sousa e Iguatu empatam sem gols na estreia da Série D do Brasileiro

Na tarde deste domingo (28), no Estádio Marizão, no Sertão paraibano, Sousa e Iguatu se…

28 de abril de 2024

57 postos de JP são notificados e terão que explicar aumento no preço do litro da gasolina

O Procon-JP notificou 57 postos de combustíveis de João Pessoa para que expliquem o aumento…

28 de abril de 2024

Jovem é morto a tiros no meio da rua, no Sertão paraibano

No início da tarde deste domingo (28), um jovem foi assassinado a tiros no bairro…

28 de abril de 2024