Por pbagora.com.br

Começa nesta quinta-feira o 1º Seminário de Desenvolvimento Sustentável, que terá como tema “Biodiesel e Pinha Manso na Agricultura Familiar”. O seminário faz parte da 4ª reunião do Parlamento Nordestino (Parlatino), que é composto por deputados estaduais dos nove estados da região. Mais de 100 prefeitos paraibanos já confirmaram presença nos debates, que ocorrerão nesta sexta (27), no Hotel Ouro Branco.

A abertura da 4ª reunião do Parlamento Nordestino ocorrerá no auditório João Eudes, da Assembléia Legislativa. Cinco presidentes de Assembléias Legislativas e dezenas de parlamentares já confirmaram presença no evento, que contará com técnicos internacionais e debaterá o uso do Pinhão Manso como alternativa para produzir biodiesel e combater o processo de desertificação na região do semi-árido nordestino.

Assembléias Legislativas de todo o Nordeste estão interessadas em detalhar o tema, já que os plantios de Pinhão Manso podem substituir o da mamona, que é tóxica e não serve para produção de ração animal, depois de utilizada na fabricação do biodiesel.

Na sexta-feira, durante o seminário, prefeitos e secretários de Agricultura assinarão um protocolo de intenções com a empresa Bionor (Indústria do Biodiesel), para adesão do programa nos municípios interessados.

Na Paraíba, segundo o presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Arthur Cunha Lima (PSDB), o pinhão manso pode ser consorciado com outras culturas. As estimativas são de que o projeto alcance 98 municípios, gerando emprego e renda para mais de 22 famílias paraibanas.

A expectativa é que a adesão de cada município ao programa do Biodiesel a partir da produção do Pinhão Manso represente a inclusão de cerca de 450 famílias, somente com a geração de empregos diretos.

A abertura solene da reunião será na tarde desta quinta-feira, a partir das 15 horas no auditório João Eudes, na Assembléia, com a presença dos presidentes das Assembléias Legislativas da Paraíba, Arthur Cunha Lima, e do Ceará, deputado Domingos Filho, que também ocupa o cargo de presidente do Parlamento Nordestino.
 

PB Agora com Ascom

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Homem sem máscara discute com fiscal na rodoviária de CG

Um momem sem máscara no terminal de Passageiros Argemiro de Figueiredo em Campina Grande, discutiu com fiscal após orientaçãos para o uso da máscara como forma de prevenir o contágio…

Covid-19: Ouro Velho é o único município da PB sem registro da doença

O novo coronavírus fez vítimas em 222 dos 223 municípios paraibanos. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A única cidade que ainda não registrou casos da…