A Paraíba o tempo todo  |

Desenvolvimento Sustentável é tema de seminário na AL

Começa nesta quinta-feira o 1º Seminário de Desenvolvimento Sustentável, que terá como tema “Biodiesel e Pinha Manso na Agricultura Familiar”. O seminário faz parte da 4ª reunião do Parlamento Nordestino (Parlatino), que é composto por deputados estaduais dos nove estados da região. Mais de 100 prefeitos paraibanos já confirmaram presença nos debates, que ocorrerão nesta sexta (27), no Hotel Ouro Branco.

A abertura da 4ª reunião do Parlamento Nordestino ocorrerá no auditório João Eudes, da Assembléia Legislativa. Cinco presidentes de Assembléias Legislativas e dezenas de parlamentares já confirmaram presença no evento, que contará com técnicos internacionais e debaterá o uso do Pinhão Manso como alternativa para produzir biodiesel e combater o processo de desertificação na região do semi-árido nordestino.

Assembléias Legislativas de todo o Nordeste estão interessadas em detalhar o tema, já que os plantios de Pinhão Manso podem substituir o da mamona, que é tóxica e não serve para produção de ração animal, depois de utilizada na fabricação do biodiesel.

Na sexta-feira, durante o seminário, prefeitos e secretários de Agricultura assinarão um protocolo de intenções com a empresa Bionor (Indústria do Biodiesel), para adesão do programa nos municípios interessados.

Na Paraíba, segundo o presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Arthur Cunha Lima (PSDB), o pinhão manso pode ser consorciado com outras culturas. As estimativas são de que o projeto alcance 98 municípios, gerando emprego e renda para mais de 22 famílias paraibanas.

A expectativa é que a adesão de cada município ao programa do Biodiesel a partir da produção do Pinhão Manso represente a inclusão de cerca de 450 famílias, somente com a geração de empregos diretos.

A abertura solene da reunião será na tarde desta quinta-feira, a partir das 15 horas no auditório João Eudes, na Assembléia, com a presença dos presidentes das Assembléias Legislativas da Paraíba, Arthur Cunha Lima, e do Ceará, deputado Domingos Filho, que também ocupa o cargo de presidente do Parlamento Nordestino.
 

PB Agora com Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe