Categorias: Paraíba

Daniella quer a sociedade discutindo a exploração sexual infantil e juvenil e a pedofilia

PUBLICIDADE

A vereadora Daniella Ribeiro preocupada com os altos índices de exploração sexual infantil e juvenil, na Paraíba propõe que a sociedade discuta a grave questão da exploração sexual infantil e juvenil e a pedofilia. Ele defende a discussão do assunto com as autoridades e especialistas o problema que vem se alastrando e causando preocupação ao conjunto da sociedade.

 
Daniella candidata a deputada estadual, defende a realização de reuniões com o Juizado da Infância e Juventude, representantes do Ministério Público Estadual (Promotoria da Infância e Juventude), da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, da Presidência da República, da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Infância, Secretaria de Ação Social do Estado, Secretaria de Ação Social do Município, Secretaria de Educação do Estado, Secretaria de Educação do Município, dentre outras autoridades, incluindo-se a Imprensa.

Há notícias de que o Ministério Público tem mapeado as áreas que servem de “pontos” para a exploração sexual infanto-juvenil, e a Câmara como a casa do povo precisa se informar e discutir a respeito e adotar medidas em prol da sociedade neste caso em particular, segundo Daniella.

Conforme as informações, praticar sexo com pessoas menores de 14 anos, ainda que haja o consentimento, é considerado estupro e a pena prevista é de oito a 15 anos de prisão. Esta é uma das novidades da Lei Federal 12.015, que entrou em vigor no dia 10 de agosto no Brasil estabelecendo penas maiores para crimes sexuais como Pedofilia, assédio sexual contra menores e estupro. De acordo com o promotor de Justiça João Ricardo Tavares, até então se presumia violência quando a vítima tinha menos de 14 anos de idade e no caso de condenação se aplicava a pena do estupro. “Era o estupro presumido. Agora, é o estupro de vulnerável”, frisa João Ricardo. Ele salienta que a mesma pena é aplicada para crimes contra os menores de 14 anos e serve para quem cometer estupro contra pessoas que não podem oferecer resistência, como as deficientes mentais, caracterizadas como vulneráveis.

Segundo o promotor João Ricardo, outra novidade é que foram unificados os crimes de estupro e atentado violento ao pudor. Antes, era considerado como um estupro constranger mulher, mediante violência ou grave ameaça, à conjunção carnal, que tinha pena de seis a 10 anos. Atentado violento ao pudor era constranger alguém a praticar ou permitir ato libidinoso diverso da conjunção carnal, também com a pena de seis a 10 anos. Na prática, agora tudo é considerado estupro. A pena do delito segue a mesma. “Acho que a nova legislação é positiva. No caso de jovens com menos de 14 anos acaba-se com a polêmica se houve consentimento ou não. A unificação do estupro e do atentado ao pudor facilita. Antes havia a divergência se as penas deveriam ser somadas quando ocorriam os dois delitos ou se deveria apenas aumentar a punição considerando crime continuado”, enfatiza o promotor.

Outra novidade é que agora todos os crimes sexuais que constam na nova legislação podem sofrer aumento de 50% da pena quando o ato resultar em gravidez. Segundo o promotor João Ricardo, quando o autor do estupro souber que possui uma doença sexualmente transmissível e for passada para vítima a pena do réu pode aumentar de um sexto até metade da pena prevista. Mas quando o estupro for contra pessoas entre 14 e 18 anos a pena passa a ser de oito a 12 anos. Se o estupro resultar em morte o acusado pode pegar de 12 a 30 anos de cadeia. No caso de assédio sexual a pena de um a dois anos agora poderá ser aumentada em até um terço quando a vítima for menor de 18 anos de idade. Segundo o promotor João Ricardo, a nova lei é aplicada apenas para os casos praticados após a sua entrada em vigor. Para crimes cometidos antes de 10 de agosto, ele afirma que deve ser aplicada a antiga legislação.

Assessoria

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emlur realiza Dia D de multivacinação para agentes de limpeza urbana

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizou um Dia D de multivacinação aos…

15 de maio de 2024

FIQUE ATENTO: Policlínica do Idoso passa por reforma e alguns atendimentos estão sendo realizados em Jaguaribe

A Policlínica Municipal do Idoso, situada no prédio anexo ao Hospital Santa Isabel, está passando…

15 de maio de 2024

Acidente envolvendo ônibus deixa feridos e causa transtornos no Retão de Manaíra, na capital

Um acidente envolvendo um ônibus da empresa Navegantes causou transtornos na avenida Governador Flávio Ribeiro…

15 de maio de 2024

Mesmo flagrado jogando esgoto na orla, Bar do Cuscuz segue em funcionamento em JP

Nos últimos dias, o lançamento de esgoto na Orla de João Pessoa tornou-se um escândalo,…

15 de maio de 2024

VIOLÊNCIA: homem é morto na porta de casa na cidade de Santa Rita

Um homem de 57 anos foi brutalmente assassinado com três tiros na tarde desta terça-feira…

15 de maio de 2024

Confira a relação dos deputados paraibanos que votaram para aumentar impostos sobre a NETFLIX

Foi divulgada ontem (14), pela rede social do Instagram ‘Ranking dos Políticos’, canal esse referência…

15 de maio de 2024