Categorias: Paraíba

Covid-19: especialista dá dicas para controlar ansiedade e preservar saúde mental

PUBLICIDADE

Isolamento social. Quarentena. Pandemia. Expressões, antes incomum ao nosso convívio, mas que agora nos deparamos várias vezes ao dia. O novo coronavírus (Covid-19), que teve seu epicentro na China, atingiu o munto todo e já matou mais de 110 mil pessoas em mais de 100 países. Especialista alertam que mesmo não sendo contaminado pelo Covid-19, a saúde mental pode precisar de cuidados durante o período de locomoção restrita.

Ansiedade, depressão, TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) são patologias que podem vir a se agravarem, caso o indivíduo já possua esse quadro, mas que podem surgir naqueles que não foram diagnosticados.

Solidão, medo, incerteza, falta de informações precisas, falsas informações, e o longo tempo de espera por uma vida normal podem funcionar como gatilhos para uma doença psicológica.

De acordo com a psicóloga Hanna Suassuna, a quarentena causa um impacto brusco na rotina da população, pois parte dela está adaptada ao ritmo frenético do seu trabalho e atividades sociais, desta forma, não conseguem parar e ficar sem realizar suas atividades de rotina. “Gera muita ociosidade, inquietação e pensamentos negativos frequentes, como medo do futuro, de perder o controle, de ser contaminado e de pessoas próximas ficarem doentes, além do medo de morrer”, explicou a psicóloga.

Hanna alerta ainda que as relações familiares fiquem mais complicadas, devido os membros estarem tensos e fragilizados com a pandemia, e não conseguirem manter um diálogo saudável e descontraído.

Para evitar danos à saúde mental, Hanna Suassuna recomenda o controle de informações sobre a pandemia. para ela, é importante saber filtrar o que ler e a quantidade de tempo gasto com essas notícias. “Utilizar as redes sociais só como meio de aproximação com as pessoas que não pode ter contato físico, como familiares, amigos e colegas de trabalho”, argumentou.

Para a psicóloga, o ideal seria utilizar esse tempo de quarentena para cuidar das próprias necessidades, como reorganizar as prioridades, melhorar alimentação, movimentar o corpo, dormir bem e ter boas relações sociais. “Realizar atividades que tragam bem estar, como leituras diversas, assistir filmes e séries”, declarou Hanna.

 

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veneziano participa de ato de lançamento da pré-candidatura à reeleição do Prefeito de Cuitegi Geraldo Serafim, pelo MDB

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou, na tarde e…

29 de abril de 2024

Tutores querem regulamentação do transporte aéreo de cachorros

Tutores de cães da raça golden retriever se reuniram neste domingo (28) no aeroporto de…

29 de abril de 2024

Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morre aos 95 anos

O pernambucano Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morreu no último final…

29 de abril de 2024

Belo opina sobre voltar com Gracyanne: “Onde existe amor, ainda existe esperança”

Em participação no programa Domingão com Huck, da TV Globo, no dia de ontem (28),…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024