Categorias: Paraíba

Corpo de Bombeiros realiza mais de 1.600 vistorias em outubro

PUBLICIDADE

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) realizou, através da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) e dos Centros de Atividades Técnicas em todo o Estado, 1.646 vistorias técnicas em edificações comerciais e residenciais de diversos tipos, sendo 760 delas somente na Região Metropolitana de João Pessoa. O objetivo foi verificar a instalação e a utilização dos sistemas de segurança contra incêndio e pânico.

 

No total, as ações do órgão somaram, somente em outubro, 2.048 atendimentos na Paraíba, incluindo análise de projetos, autorização para eventos temporários e respostas a solicitações de perícias. De acordo com o diretor de Atividades Técnicas, tenente coronel Souza Nóbrega, das visitas realizadas, 15 resultaram em notificações.

“Funciona como uma advertência e, no caso de não cumprimento, aplicamos a multa, que varia de acordo com o risco e a área fiscalizada”, destacou Souza Nóbrega, ao citar que os problemas mais comuns encontrados estão na instalação da rede de hidrantes, na sinalização de emergência (que não está no local correto ou nem existe) e ainda a localização dos extintores.

 

Além de controlar e fiscalizar a correta utilização dos sistemas de segurança contra incêndio e pânico pelas edificações no Estado da Paraíba, a Diretoria de Atividades Técnicas é responsável pelas perícias de incêndio e explosão. Na página do Corpo de Bombeiros na internet, é possível acessar as normas técnicas e de segurança do órgão, através do link: http://www.bombeiros.pb.gov.br/dir-de-a-tecnicas-dat-2/#

 

No site, também estão disponíveis os modelos de documentos exigidos pela diretoria tanto para quem desejar solicitar perícias, quanto para a elaboração de formulário de segurança contra incêndio – projeto técnico exigido de edificações em construção ou reforma.

 

Denúncias – De acordo com o tenente coronel Souza Nóbrega, o órgão também atua por solicitação via denúncia da população. Quaisquer irregularidades observadas em edificações podem ser informadas através do telefone 3214-5602 ou por um requerimento (modelo disponível no site) para que o Corpo de Bombeiros possa averiguar as condições de segurança do local. A DAT tem sede na Avenida Tabajaras, número 1.060, Centro de João Pessoa.



Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Amidi e API emitem nota repúdio à conduta injuriosa do deputado Walber contra jornalista e imprensa da PB

Associação de Mídia Digital (Amidi) e a Associação Paraibana de Imprensa (API) emitiram uma nota…

4 de maio de 2024

Açude particular rompe em Bananeiras; Defesa Civil e órgãos competentes avaliam danos

A Prefeitura de Bananeiras, localizada no Brejo paraibano, divulgou um comunicado oficial em resposta ao…

4 de maio de 2024

Quatro pessoas ficam feridas e BMW é destruída em capotamento na BR-230

Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na tarde deste sábado (04) em Santa Rita,…

4 de maio de 2024

Criança de 8 anos é ferida por foice lançada por vizinho em Picuí, Paraíba

Um menino de 8 anos foi vítima de uma agressão grave quando um vizinho atirou…

4 de maio de 2024

PM prende três suspeitos por porte ilegal de arma e soma 55 apreensões em fiscalizações de trânsito em 2024

As ações de fiscalização de trânsito da Polícia Militar da Paraíba realizadas nas últimas doze…

4 de maio de 2024

Governador revela prazo para definição de candidatura em Campina Grande: “São João é uma boa data, vai ter muita gente”

O governador da Paraíba, João Azevêdo, indicou o período junino como um marco para a…

4 de maio de 2024