A Paraíba o tempo todo  |

Corpo de Bombeiros realiza mais de 1.600 vistorias em outubro

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) realizou, através da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) e dos Centros de Atividades Técnicas em todo o Estado, 1.646 vistorias técnicas em edificações comerciais e residenciais de diversos tipos, sendo 760 delas somente na Região Metropolitana de João Pessoa. O objetivo foi verificar a instalação e a utilização dos sistemas de segurança contra incêndio e pânico.

 

No total, as ações do órgão somaram, somente em outubro, 2.048 atendimentos na Paraíba, incluindo análise de projetos, autorização para eventos temporários e respostas a solicitações de perícias. De acordo com o diretor de Atividades Técnicas, tenente coronel Souza Nóbrega, das visitas realizadas, 15 resultaram em notificações.

“Funciona como uma advertência e, no caso de não cumprimento, aplicamos a multa, que varia de acordo com o risco e a área fiscalizada”, destacou Souza Nóbrega, ao citar que os problemas mais comuns encontrados estão na instalação da rede de hidrantes, na sinalização de emergência (que não está no local correto ou nem existe) e ainda a localização dos extintores.

 

Além de controlar e fiscalizar a correta utilização dos sistemas de segurança contra incêndio e pânico pelas edificações no Estado da Paraíba, a Diretoria de Atividades Técnicas é responsável pelas perícias de incêndio e explosão. Na página do Corpo de Bombeiros na internet, é possível acessar as normas técnicas e de segurança do órgão, através do link: http://www.bombeiros.pb.gov.br/dir-de-a-tecnicas-dat-2/#

 

No site, também estão disponíveis os modelos de documentos exigidos pela diretoria tanto para quem desejar solicitar perícias, quanto para a elaboração de formulário de segurança contra incêndio – projeto técnico exigido de edificações em construção ou reforma.

 

Denúncias – De acordo com o tenente coronel Souza Nóbrega, o órgão também atua por solicitação via denúncia da população. Quaisquer irregularidades observadas em edificações podem ser informadas através do telefone 3214-5602 ou por um requerimento (modelo disponível no site) para que o Corpo de Bombeiros possa averiguar as condições de segurança do local. A DAT tem sede na Avenida Tabajaras, número 1.060, Centro de João Pessoa.



Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe