Categorias: Paraíba

Chuvas acima da média elevam nível dos reservatórios na Paraíba

PUBLICIDADE

Acostumados a conviverem com a seca, o sertanejo está feliz da vida e agradecendo a Deus pelas chuvas abundantes. As chuvas que caíram este ano no Estado, elevaram o nível dos principais reservatórios, e proporcionaram uma colheita satisfatória. A fartura foi grande no sertão e a variedade de produtos está surpreendendo os agricultores. Alguns agricultores tiveram uma das melhores colheitas nos últimos 10 anos.

Na zona rural de Conceição, as chuvas abundantes favorecem a a diversidade da produção de produtos como batata, tomate, pimentão, cebola, jerimum entre outros. O agricultor Alécio Marques plantou quasse seis mil pés de tomates em sua propriedade, e já colheu mais de duas mil caixas do produto, gerando emprego, renda e qualidade de vida.

As precipitações este ano ficaram acima da média. Segundo os meteorologistas, no sertão da Paraíba, já choveu mais de 1.100 milímetros, 50% acima do esperado para a região. O resultado da chuvarada está no chão, com a colheita farta de diversos alimentos. A paisagem verde, as roças com milho e feijão, e os campos floridos, explicam a alegria do sertanejo. O agricultor Cícero Cabral destacou que o inverno deste ano foi um dos melhores dos últimos anos, e proporcionaram uma boa colheita na Região.

Além da fartura, os reservatórios estão cheios, e mais da metade deles está com volume acima dos 70%, como é o caso do açude Epitácio Pessoa em Boqueirão.

Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), o Nordeste teve em maio deste ano teve o melhor nível de chuvas para o mês desde o início do monitoramento, que começou a ser feito em 2014.
No Sertão, quando a chuva vem, a paisagem muda completamente. O verde reflete no espelho das águas dos açudes que agora estão reabastecidos.

O meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Alexandre Magno, enfatizou que 2020 pode ser considerado como de chuvas normais acima da média, o que, inclusive, fez com que diversos reservatórios de água pudessem ter uma boa carga de água, incluindo o Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão.

Ainda de acordo com o meteorologista, apesar da redução gradativa dos volumes de chuva daqui pra frente, os meses anteriores foram satisfatórios, e há também uma expectativa sobre o mês de julho que possivelmente ainda ocorram chuvas acima da média, possibilitando ainda mais o volume de água em mananciais como o Rio Paraíba e o próprio açude de Boqueirão, quem sabe até chegando a sua capacidade máxima.

“As chuvas também foram bem abundantes e praticamente acima da média em toda região do Sertão e Alto Sertão, evoluindo o total hidrográfico que estava em torno de 15% a média, chegando hoje a mais de 70% da capacidade total das bacias hidrográficas da região”, pontuou.
O sertanejo fica admirando a paisagem e agradece a Deus pelas águas abundantes.

” É um presente que vem em forma de chuva para o povo trabalhador, que por muitas vezes tira do chão o seu sustento e agradece: “Obrigado meu Deus por tanta riqueza!”, agradeceu contente um agricultor.

Severino Lopes
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeito de Itatuba agradece ao Senador Veneziano obras de pavimentação: “Tem dado total apoio ao nosso município”

O prefeito de Itatuba, Josmar Lacerda (MDB), expressou nesta semana a sua gratidão o vice-presidente…

28 de abril de 2024

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024