Categorias: Paraíba

Cemitério Senhor da Boa Sentença é tombado pelo Iphaep

PUBLICIDADE

Em razão da atuação da Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social de João Pessoa, foi aprovado pelo Conselho Deliberativo de Proteção dos Bens Culturais (Conpec) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphaep) o tombamento do Cemitério Senhor da Boa Sentença, localizado no bairro do Varadouro. A medida foi requerido pelo promotor de Justiça João Geraldo Barbosa e homologada pelo governador Ricardo Coutinho, no último mês de outubro.

A partir do tombamento, o principal cemitério da Capital se encontra agora sob a proteção e vigilância do Iphaep, conforme Decreto Estadual nº 7.819/1978, não podendo ser destruído nem podendo sofrer intervenção sem autorização prévia do órgão.

A Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social de João Pessoa vem, desde 2012, atuando em favor do cemitério e cobrando medidas do poder público para manutenção e conservação do local. Em 2013, o promotor João Geraldo chegou a realizar duas inspeções para avaliar as intervenções que foram realizadas pela prefeitura da Capital, que administra o cemitério.

História

O Cemitério Senhor da Boa Sentença está localizado numa área de 56 mil metros quadrados, com 15 quadras e mais de 7 mil túmulos. Lá estão os túmulos de ex-governadores da Paraíba como Antenor, Navarro, Rui Carneiro, João Agripino, Antônio Mariz e Tarcísio Burity. Também estão túmulos que são objeto de romaria como o da Menina Maria de Lourdes, que morreu aos 13 anos, na década de 1960, espancada pelos patrões da casa onde trabalhava, e do Padre Zé Coutinho.

O promotor João Geraldo ressaltou que se trata de um bem histórico e arquitetônico da cidade e patrimônio cultural imaterial onde estão túmulos de diversas personalidades. “Lá repousa também nosso saudoso procurador José Marcos Navarro Serrano, grande amante da cultura e do patrimônio histórico”, disse João Geraldo. “Trata-se de uma sala de aula de professores mortos para alunos vivos”, complementou.

O relator do processo de tombamento no Conpec, Damião Ramos, também enfatizou no parecer a importância da preservação do local. “O Cemitério Senhor da Boa Sentença é uma verdadeira aula de história e sociologia da nossa sociedade paraibana”, disse destacando ainda a iniciativa do promotor João Geraldo.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Ninguém acerta números da mega-sena e prêmio acumula

O concurso 2.718 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (27) pela Caixa Econômica Federal, não teve…

28 de abril de 2024

JP: pistola e mais de 80 munições são apreendidas com adolescente infrator

Uma pistola, carregadores alongados, e mais de 80 munições. Foi esse o material apreendido com…

28 de abril de 2024