Categorias: Paraíba

Celebrado aditivo ao TAC sobre prevenção à mortalidade materna

PUBLICIDADE

Aditivo foi assinado pela prefeitura de João Pessoa e o estado da Paraíba pediu prazo para análise dos novos compromissos

 

A prefeitura de João Pessoa assinou aditivo ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) sobre mortalidade materna celebrado, em 1º de março de 2005, entre o Ministério Público Federal na Paraíba, a administração municipal da capital e o governo do estado. A assinatura do aditivo ocorreu em reunião realizada em 17 de novembro de 2010, oportunidade na qual foi dado o prazo de 15 dias, ou seja, até 2 de dezembro de 2010, para a administração estadual assinar o documento.

De acordo com o aditivo (que traz compromissos similares para o governo da Paraíba), a prefeitura se comprometeu a atualizar, no prazo de seis meses contados da data da celebração (17 de novembro de 2010), o plano de prevenção e enfrentamento à mortalidade materna da Secretaria de Saúde.

Igualmente deve ser assegurado ao Comitê de Prevenção de Mortes Maternas uma estrutura mínima para o exercício de suas funções, composta de sala para reuniões, veículos para deslocamentos de integrantes e funcionários, telefone, computador e internet. Além disso, o município deve inserir, já na proposta orçamentária para o exercício financeiro de 2012, dotação específica para o comitê. No prazo de seis meses, o MPF deve ser informado sobre as condições de funcionamento dos conselhos, bem como em relação à inserção da dotação orçamentária na proposta de 2012.

Outro compromisso é a ampliação das seções de atendimento ao parto normal e humanizado nas maternidades municipais, conforme cronograma a ser entregue em 60 dias ao MPF e Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos – Regional Paraíba, e com prazo máximo de execução de um ano.

Também será implantado ou atualizado o programa de assistência às vítimas de violência sexual, encaminhando, no prazo de seis meses, cópia deste e ações concluídas ao MPF e Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos – Regional Paraíba.

Permaneceram em vigor todas as cláusulas e obrigações previstas no termo originário e que não foram alteradas pelo aditivo. As negociações foram intermediadas pelo procurador regional dos Direitos do Cidadão Duciran Farena.

Diagnóstico da atenção pré-natal

Além disso, a prefeitura de João Pessoa colaborará para que o governo da Paraíba realize situação da atenção pré-natal no estado, verificando, inclusive, o grau de satisfação das gestantes com o atendimento, especialmente no tocante à realização de consultas e exames complementares de rotina; expedindo recomendações e adotando as providências necessárias.

Nesse trabalho, devem ser indicados os municípios onde foram identificados os maiores problemas relacionados com o pré-natal, a partir de dados concretos disponíveis nas centrais de regulação bem como de casos atendidos pelos Comitês de Prevenção Estadual e Municipal. Os resultados desse diagnóstico serão encaminhados ao Ministério Público Federal, no prazo de seis meses contados da assinatura do aditivo.

 

Ascom MPPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Paraíba inicia semana com alerta de chuvas e ventos fortes para 156 municípios de todas as regiões

Neste domingo (28), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024

Sousa e Iguatu empatam sem gols na estreia da Série D do Brasileiro

Na tarde deste domingo (28), no Estádio Marizão, no Sertão paraibano, Sousa e Iguatu se…

28 de abril de 2024

57 postos de JP são notificados e terão que explicar aumento no preço do litro da gasolina

O Procon-JP notificou 57 postos de combustíveis de João Pessoa para que expliquem o aumento…

28 de abril de 2024

Jovem é morto a tiros no meio da rua, no Sertão paraibano

No início da tarde deste domingo (28), um jovem foi assassinado a tiros no bairro…

28 de abril de 2024