Categorias: Paraíba

Casa do Artista Popular promove cursos

PUBLICIDADE

 Os principais museus do Brasil realizam, neste mês, a programação da 8ª Primavera dos Museus, evento que tem o intuito de difundir a cultura de museus e estimular a visitação nesses espaços. Na Paraíba, o Museu Casa do Artista Popular Janete Costa é um dos locais que abre as portas para o evento nacional realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em parceria com a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), a Casa do Artista Popular Janete Costa e a Biblioteca Ariano Suassuna promovem atividades especiais nos dias 25 e 26 de setembro, com oficinas de artesanato e contação de histórias.

Este ano, a Primavera dos Museus faz um chamamento às instituições sobre a criatividade e a importância da renovação e inovação para atrair o público. Com o tema “Museus Criativos”, a Casa do Artista Popular incorporou o objetivo do evento. No dia 25 de setembro, às 15h, será realizada a oficina “Fabricação artesanal de Óleo de Coco”, ministrada pela terapeuta e artista plástica Maria Ângela. A oficina aborda os procedimentos de extração do óleo de coco, seu feitio e formas de uso, assim como apresenta toda sua importância para a região. Os interessados devem fazer o investimento de R$ 25,00 e se inscrever através do telefone (83) 3221-2267. Cada participante receberá uma apostila, uma amostra do material produzido e certificado.

Já no dia 26, às 9h, será realizada a oficina “Modelagem em Argila”, com o artesão Jonas Emison, voltada para as crianças atendidas pela Fundação de Apoio à Criança com Deficiência (Funad). A oficina trará abordagens práticas sobre a modelagem em argila e criação de peças em cerâmica. Às 17h, aberto ao público, será apresentado o espetáculo infanto-juvenil “Totônia, a velha encantadora de histórias”, montagem do grupo Gira Contos – Contadores de Histórias, inspirada em uma das personalidades marcantes na infância do escritor José Lins do Rêgo.

Parcerias que promovem cidadania

Desde a reabertura do Museu Casa do Artista Popular Janete Costa, em abril deste ano, o Museu e a Funesc têm sido parceiros na requalificação do equipamento cultural. Esta e outras parcerias estão sendo realizadas para ampliar o acesso da população ao museu, garantindo o fortalecimento da cultura e do artesanato paraibanos. Ainda este ano, a partir dos esforços das duas instituições, será reaberta a Biblioteca Ariano Suassuna, espaço para divulgação dos escritores paraibanos e formação de novos leitores.

O Museus Casa do Artista Popular Janete Costa funciona na Praça da Independência, 56 – Centro. Na instituição é possível conhecer uma amostra do trabalho dos artistas populares paraibanos em suas mais variadas tipologias. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: (83) 3221-2267 (83) 8845-5033.

 

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Ninguém acerta números da mega-sena e prêmio acumula

O concurso 2.718 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (27) pela Caixa Econômica Federal, não teve…

28 de abril de 2024

JP: pistola e mais de 80 munições são apreendidas com adolescente infrator

Uma pistola, carregadores alongados, e mais de 80 munições. Foi esse o material apreendido com…

28 de abril de 2024