A Paraíba o tempo todo  |

Casa do Artista Popular promove cursos

 Os principais museus do Brasil realizam, neste mês, a programação da 8ª Primavera dos Museus, evento que tem o intuito de difundir a cultura de museus e estimular a visitação nesses espaços. Na Paraíba, o Museu Casa do Artista Popular Janete Costa é um dos locais que abre as portas para o evento nacional realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em parceria com a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), a Casa do Artista Popular Janete Costa e a Biblioteca Ariano Suassuna promovem atividades especiais nos dias 25 e 26 de setembro, com oficinas de artesanato e contação de histórias.

Este ano, a Primavera dos Museus faz um chamamento às instituições sobre a criatividade e a importância da renovação e inovação para atrair o público. Com o tema “Museus Criativos”, a Casa do Artista Popular incorporou o objetivo do evento. No dia 25 de setembro, às 15h, será realizada a oficina “Fabricação artesanal de Óleo de Coco”, ministrada pela terapeuta e artista plástica Maria Ângela. A oficina aborda os procedimentos de extração do óleo de coco, seu feitio e formas de uso, assim como apresenta toda sua importância para a região. Os interessados devem fazer o investimento de R$ 25,00 e se inscrever através do telefone (83) 3221-2267. Cada participante receberá uma apostila, uma amostra do material produzido e certificado.

Já no dia 26, às 9h, será realizada a oficina “Modelagem em Argila”, com o artesão Jonas Emison, voltada para as crianças atendidas pela Fundação de Apoio à Criança com Deficiência (Funad). A oficina trará abordagens práticas sobre a modelagem em argila e criação de peças em cerâmica. Às 17h, aberto ao público, será apresentado o espetáculo infanto-juvenil “Totônia, a velha encantadora de histórias”, montagem do grupo Gira Contos – Contadores de Histórias, inspirada em uma das personalidades marcantes na infância do escritor José Lins do Rêgo.

Parcerias que promovem cidadania

Desde a reabertura do Museu Casa do Artista Popular Janete Costa, em abril deste ano, o Museu e a Funesc têm sido parceiros na requalificação do equipamento cultural. Esta e outras parcerias estão sendo realizadas para ampliar o acesso da população ao museu, garantindo o fortalecimento da cultura e do artesanato paraibanos. Ainda este ano, a partir dos esforços das duas instituições, será reaberta a Biblioteca Ariano Suassuna, espaço para divulgação dos escritores paraibanos e formação de novos leitores.

O Museus Casa do Artista Popular Janete Costa funciona na Praça da Independência, 56 – Centro. Na instituição é possível conhecer uma amostra do trabalho dos artistas populares paraibanos em suas mais variadas tipologias. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: (83) 3221-2267 (83) 8845-5033.

 

Secom-PB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe