Categorias: Paraíba

Barco pesqueiro que naufragou em Cabedelo está sendo removido

PUBLICIDADE

Nas próximas horas, o barco pesqueiro que naufragou na manhã desta sexta-feira (20), no terminal vizinho ao Porto de Cabedelo, deverá ser retirado da água e transferido pra terra.

Quem confirmou a informação foi o Capitão Abrantes,  integrante da Capitania dos Portos da Paraíba. Ele informou que a embarcação está sendo ‘reflutuada’ e, posteriormente passará por uma inspeção, para que seja avaliado qualquer indício do que possa ter provocado seu afundamento.

 

Abrantes revelou ainda, que o barco poderá voltar a funcionar normalmente, caso seja de interesse do proprietário, no entanto, para que isso aconteça, uma inspeção minuciosa será realizada para constatação das reais condições de funcionamento do barco.

 

“Como toda parte de máquinas ficou submersa, então pode demorar um certo tempo para que este barco reestabeleça as condições de operação”, revelou ele.

 

O ‘Pesqueiro Imperador’ não possuía tripulantes quando afundou. Segundo a nota da Capitania dos Portos, a embarcação trata-se de um barco, no entanto, o capitão de fragata, Victor Jerônimo Buarque de Paula, afirma que, neste caso, tecnicamente, não há diferenças entre barco e navio.

 

De acordo com o capitão, o barco pesqueiro tem aproximadamente 30 metros. Ainda não há informações sobre o que teria provocado o naufrágio. A primeira hipótese é de que o incidente tenha ocorrido por falta de manutenção na embarcação. “Vamos instaurar um inquérito para apurar as causas. Estamos focados na tentativa de retirar o óleo da embarcação”, ressaltou o capitão.

 

A Companhia Docas/PB e a Transpetro prestam apoio na área, por meio da instalação de barreiras de contenção, com o objetivo de minimizar os efeitos da poluição. A expectativa é de que as equipes de inspeção naval consigam remover o óleo do barco antes que haja vazamento.

 

Também trabalham na localidade, equipes do Ibama e Petrobrás. Apesar do susto, não houve registro de feridos. Ainda não foi divulgada a quantidade de óleo despejada no mar de Cabedelo.

Redação com Correio

PUBLICIDADE

Últimas notícias

OPINIÃO: Mais uma vez, o discurso necessário de Adriano

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, mais uma vez aproveita uma solenidade…

3 de maio de 2024

Secretário de Educação da PB evita falar em crise e diz que cabe ao Republicanos resolver com governador impasse na pasta

Crise estancada. O secretário da Educação do Governo da Paraíba, Roberto Souza, em entrevista nesta…

3 de maio de 2024

Projeto do ‘Combustível do Futuro’ relatado por Veneziano é apontado como opção consolidada para descarbonização

A aprovação do PL do Combustível do Futuro consolida o biodiesel como um dos principais…

3 de maio de 2024

Bruno diz que reforma administrativa vai continuar e cobra compromisso de auxiliares: “Governar com quem quer ajudar”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), afirmou que novos nomes deverão…

3 de maio de 2024

Receita de JP já concedeu mais 450 isenções tributárias a empresários que desejam investir no Centro

A Secretaria da Receita (Serem) da Prefeitura de João Pessoa já concedeu mais de 450…

3 de maio de 2024

Você sabia? unidades de saúde da PB devem comunicar indícios de maus-tratos e violência contra idosos

Unidades de saúde em todo o estado devem comunicar aos órgãos sobre indícios de violência…

3 de maio de 2024