Categorias: Paraíba

Bancos comunitários de sementes é tema de palestra do Sebrae

PUBLICIDADE

Garantir o acesso a sementes de qualidade assegurando também a quantidade necessária na hora do plantio. Esse é o objetivo do Banco de Sementes Comunitário, tecnologia social adotada em algumas localidades do País e que tem a Paraíba como o estado pioneiro. Lá a experiência começou em 1993.

“Antes do banco, muitos agricultores que perdiam a plantação por falta de chuva não tinham sementes para fazer o replante”, conta José Rego Neto, membro da comissão de sementes da Articulação do Semi-árido Paraibano (ASA). Segundo ele, alguns agricultores da região já relatam que a iniciativa tem contribuído com o aumento da produtividade e também de renda.

O banco é uma verdadeira fonte de reserva de sementes. Cada família associada toma emprestada certa quantidade de sementes e se compromete a devolver, no momento da colheita, essa mesma quantidade. “Eles também entregam um pouquinho a mais de sementes para manter o estoque e ajudar a ampliá-lo e fortalecê-lo”, explica.

“Essa dinâmica do banco estimula o processo organizativo da comunidade, pois é um espaço de gestão participativa onde a sociedade cria as regras e é responsável pelos estoques”, destaca José. Na Paraíba, em média sete mil famílias são atendidas diretamente pelos 230 bancos de sementes presentes em cerca de 70 municípios do Estado.

A iniciativa também é importante para a recuperação das sementes nativas que são ameaçadas por conta dos melhoramentos e transgenias. José explica que as sementes de milho, feijão e fava são as principais variedades da Paraíba e que foram recuperadas graças à atividade do banco. Elas também são chamadas pelos agricultores de sementes da paixão por estarem ligadas às sementes dos antepassados e serem adaptadas ao clima e solo do semi-árido.

Desde a criação do banco até hoje, José destaca que também houve grandes avanços no catálogo de sementes e ocorreu ainda o fortalecimento da dinâmica dos bancos. Além das sementes agrícolas, o banco conta também com estoque de sementes forrageiras para a ração animal e estoca também grãos, que são sementes não-selecionadas, mas que podem servir em momentos de necessidade.

O assunto será tema de palestra durante evento interno do Sebrae: o Seminário Inovação no Agronegócio, que será realizado em Brasília de 18 a 20 de março.
 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PM recupera veículo de motorista de aplicativo após assalto e prende um suspeito em JP

A Polícia Militar agiu rapidamente e recuperou um veículo que havia sido roubado de um…

4 de maio de 2024

Suspeito fica preso em grampos de muro durante tentativa de assalto em João Pessoa

Um homem acabou preso em grampos instalados em um muro durante uma tentativa de assalto…

4 de maio de 2024

Jovem é executado com cerca de 15 tiros na cidade de Alhandra

Um jovem de 23 anos foi brutalmente assassinado com cerca de 15 tiros de arma…

4 de maio de 2024

Relatório da Sudema aponta 39 trechos de praias impróprios para banho na Paraíba; CONFIRA

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou um relatório de balneabilidade indicando que…

4 de maio de 2024

Sindicato dos Jornalistas Profissionais da PB manifesta solidariedade a Ulisses Barbosa, vítima de agressão em JP

Na noite de 1º de maio, uma cena de violência foi registrada na Praça da…

4 de maio de 2024

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil na cidade de Pilar, no interior da PB

Moradores da área central de Pilar, foram surpreendidos na madrugada deste sábado (04) por uma…

4 de maio de 2024