Categorias: Paraíba

Banco de Leite do Isea busca alternativas para enfrentar queda nas doações

PUBLICIDADE

A coordenação do Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro, do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), busca alternativas para enfrentar a crise causada pela pandemia do Coronavírus. Apesar de ainda existir leite materno no estoque, as doações diminuíram e o serviço está ampliando a coleta domiciliar para garantir o abastecimento do banco.

As mulheres que estão no pós-parto e que têm leite em excesso podem entrar em contato pelo telefone (83) 3310-6185. Essas mães passam por uma entrevista, recebem um kit e orientações sobre amamentação e como fazer a coleta do leite excedente. As equipes do Banco de Leite Humano (BLH) fazem o recolhimento do leite coletado semanalmente.

Desde o início das medidas adotadas no município, para o enfrentamento à Covid-19, as doações caíram ao ponto de chegarem a apenas 5 litros de leite por dia. Essa quantidade é insuficiente para a demanda que existe na unidade e demais hospitais que recebem as doações do BLH. As outras maternidades abastecidas pelo banco são a Clipsi, Clínica Santa Clara, Fundação Assistencial da Paraíba (FAP) e o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC).

“Nosso estoque ainda está estável. Mas estamos preocupados, pois a demanda de saída tem sido maior que a entrada e, por isso, precisamos buscar estratégias para melhorar a arrecadação”, disse a coordenadora do BLH, Luciene do Nascimento.

O leite materno é utilizado com as crianças recém-nascidas que precisam do alimento e cujas mães não conseguem produzir a quantidade suficiente.

Devido aos riscos de contaminação pelo coronavírus, a coordenação do Banco de Leite também tem tomado medidas de segurança que evitam o contato físico, no momento da coleta, na casa das doadoras. O material é levado até o portão, onde o responsável pela captação usa vestimentas adequadas, com as luvas e máscara, para receber o recipiente com o leite.

“Estamos tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança das mães que são doadoras. É nossa obrigação zelar por elas, que fazem tanto por nossos bebês que estão internados em nossas UTIs”, finalizou Luciene.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

OPINIÃO: Mais uma vez, o discurso necessário de Adriano

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, mais uma vez aproveita uma solenidade…

3 de maio de 2024

Secretário de Educação da PB evita falar em crise e diz que cabe ao Republicanos resolver com governador impasse na pasta

Crise estancada. O secretário da Educação do Governo da Paraíba, Roberto Souza, em entrevista nesta…

3 de maio de 2024

Projeto do ‘Combustível do Futuro’ relatado por Veneziano é apontado como opção consolidada para descarbonização

A aprovação do PL do Combustível do Futuro consolida o biodiesel como um dos principais…

3 de maio de 2024

Bruno diz que reforma administrativa vai continuar e cobra compromisso de auxiliares: “Governar com quem quer ajudar”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), afirmou que novos nomes deverão…

3 de maio de 2024

Receita de JP já concedeu mais 450 isenções tributárias a empresários que desejam investir no Centro

A Secretaria da Receita (Serem) da Prefeitura de João Pessoa já concedeu mais de 450…

3 de maio de 2024

Você sabia? unidades de saúde da PB devem comunicar indícios de maus-tratos e violência contra idosos

Unidades de saúde em todo o estado devem comunicar aos órgãos sobre indícios de violência…

3 de maio de 2024