Categorias: Paraíba

Audiência alerta sobre proibição da venda de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes

PUBLICIDADE

 O Ministério Público da Paraíba promoveu, na manhã desta quinta-feira (14), uma audiência pública com proprietários e representantes de estabelecimentos que comercializam ou fornecem bebidas alcoólicas para tratar da proibição da venda desse tipo de bebida a crianças e adolescentes. A reunião ocorreu no auditório da sede do Ministério Público e foi presidida pelos promotores de Justiça Alley Escorel, Soraya Escorel e João Geraldo Barbosa. Durante o evento, foi entregue uma recomendação aos proprietários.

 

O promotor de Justiça Alley Escorel informou que evento faz parte do projeto “Prevenir é proteger”, do Planejamento Estratégico do Ministério Público. O promotor destacou que o artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com a alteração trazida pela Lei 13.106/2015, estabelece como crime a venda, o fornecimentos, o serviço, a ministração e a entrega de bebida alcoólica, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, a criança e adolescente.

 

A promotora Soraya Escorel ressaltou que os proprietários terão 30 dias para providenciar as medidas presentes na recomendação e que devem dar conhecimento do teor do documento a todos os que trabalham nos seus estabelecimentos. A promotora disse ainda que o objetivo do projeto é a prevenção ao uso de álcool por crianças e adolescentes.

 

Já o promotor João Geraldo Barbosa falou sobre a necessidade de consciência por parte de todos quanto ao problema. “Prevenir é proteger a criança, o adolescente, mas também os proprietários que, se não colaborarem, não estarão protegidos a lei for aplicada”.

 

A presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) na Paraíba, Neide Lisboa, parabenizou a iniciativa do Ministério Público destacando que os estabelecimentos ligados à associação conhecem seus deveres.

 

Consequências

A servidora da Promotoria da Criança e do Adolescentes da Capital, Shirley Abreu, fez uma exposição dos males causados pelo álcool na infância e adolescência. Os adolescentes podem ter sequelas neuroquímicas, emocionais, déficit de memória, perda de rendimento escolar, retardo no aprendizado e no desenvolvimento de habilidades. Além disso, o alcoolismo entre 12 e 19 anos também eleva a probabilidade de envolvimento dos jovens em acidentes de trânsito, homicídios, suicídios e incidentes com armas de fogo.

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que cerca de 2,5 milhões de pessoas morrem a cada ano no mundo devido ao consumo excessivo de álcool. O índice chega a 4% do total da mortalidade mundial e é maior do que as mortes registradas em decorrência da aids ou tuberculose.

 

Recomendação

Segundo a recomendação, os estabelecimentos terão que solicitar o documento de identidade para que haja segurança de não estar vendendo bebidas a crianças e adolescentes, pois a venda se configura como crime, previsto no artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com previsão de pena de detenção de dois a quatro anos e multa. Outras punições previstas no ECA para estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes abrangem é multa de R$ 3 mil a R$ 10 mil, além de medida administrativa de interdição do estabelecimento comercial até o recolhimento da multa aplicada.

Além disso, os estabelecimentos comerciais devem afixar cartazes, placa ou banner fixos em local visível ao público, alertando sobre a proibição do fornecimento de bebidas alcoólicas à crianças e adolescentes.

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Dinho descarta tese de dois Ribeiros na majoritária e endossa nome de João para 2026: “É o meu senador”

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Dinho Dowley, em entrevista nesta sexta-feira…

26 de abril de 2024

Sem Romero no páreo, nenhum nome da oposição, até agora, figura com potencial para vencer Bruno em CG, aponta enquete

Se não Romero, quem? Ninguém. Pelo menos é assim que pensam os internautas quando questionados…

26 de abril de 2024

Presidente do Podemos de CG diz que não existe movimentação na legenda para lançar Romero candidato a prefeito

O presidente do Podemos em Campina Grande, Alcindor Vilarim, declarou desconhecer quaisquer movimentos do deputado…

26 de abril de 2024

Fim da novela ou não? Presidente municipal do PT de João Pessoa expressa apelo por estabilidade política em prol da chapa proporcional

O presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de João Pessoa, Marcos Túlio, lançou um…

26 de abril de 2024

“Fruto de muito investimento”, diz governador sobre posição da PB em ranking das melhores estradas do país

O governador da Paraíba, João Azevêdo, destacou o excelente desempenho das estradas do estado, que…

26 de abril de 2024

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’

O Sabadinho Bom deste final de semana vai ser comandado pelo grupo Os Mulatos que…

26 de abril de 2024