Categorias: Cultura

12º Festival do Japão na Paraíba

PUBLICIDADE

 No seu 13º ano de existência, a Associação Cultural Brasil Japão da Paraíba (ACBJ-PB) apresenta a 12ª edição do Festival do Japão para o público pessoense, nos próximos dias 16 e 17 de setembro, entre 8h30 e 21h30, na Usina Cultural Energisa. O evento prossegue com o formato da I Feira, com exposições, palestras e oficinas das artes musicais, visuais, estéticas, marciais e culinárias.

 

Para 2017 o Festival reserva como atração a estética musical de uma arte que remonta a ética requintada dos monges budistas, dos samurais e dos compositores cegos e que reverbera nas artes contemporâneas do mundo do teatro, da dança e dos animes. O percurso da música ao longo de sua reconstrução histórica pode apurar a recepção e compreensão do espectador para as atitudes, pensamentos e sentimentos presentes na criatividade das artes nipônicas.

 

Inicialmente foram convidados os músicos Miriam e Shigeo Saito, professores de koto (cítara) e shakuhachi (flauta) – ela fundadora da Miwa Seigensha do Brasil (corrente Ikuta-ryû) e ele do Grêmio Shinzan-kai da corrente Tozan-ryû – de São Paulo, que representam a continuidade do casal Miwa e Juzan Miyoshi, pioneiros da música clássica japonesa no Brasil, na década de 30. O casal Saito veio em 2004, trazendo integrantes de suas escolas para a primeira apresentação de música tradicional japonesa na capital paraibana, interagindo com o grupo de câmera formado para a ocasião por alunos e colegas da diretora cultural, do então curso de licenciatura em música da UFPB. Tal recital foi responsável por germinar a ideia de criar a Associação, pois ali foi convocada a primeira reunião da ACBJ-PB.

 

Posteriormente, graças ao CCTA – Centro de Comunicações, Turismo e Artes e à chefia do Depto. de Educação Musical da UFPB, outros dois músicos atuantes em São Paulo foram convidados: Hilton Cassiano e Akio Yamaoka. Hilton é o aluno mais titulado da profa. Saito e, sendo formado em História com trabalho sobre Orientalismo, logrou uma bolsa pelo Ministério da Educação Japonês, obtendo o Treinamento para Professores na Universidade de Nagasaki, entre 2015-17, quando também se aperfeiçoou em koto com a mestre Kimiko Kurokawa. O senhor Yamaoka é o atual vice-presidente da Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa e é professor da escola Meian-ryû. Nascido em Akita, iniciou o aprendizado de shakuhachi no Brasil, em 1976, e obteve habilitação de ensino pela Tozan-ryû, em 1989, em São Paulo, e pela Meian-ryû, em 2009, em Saitama. Todos os convidados são músicos presentes nas comemorações da imigração japonesa tanto no Ireisai, missa em homenagem aos antepassados, como no Geinôsai, uma vitrine de música e dança tradicional e moderna.

 

O repertório inclui desde a música dos komusô, monges peregrinos, passa por peças do século XV até composição de Hilton Cassiano. Além de executar solos e duos instrumentais, executarão peças da música vernacular com os grupos do Projeto Cultura Oriental, como o coro Hatsuhinode, o trio Jampakoto e o Engenho Imaginário. O professor Saito, que também pratica kendô participará da demonstração dessa arte marcial tocando shakuhachi. Assim, a música poderá nos conduzir no sensorial de diferentes tempos e propósitos: o artístico, o religioso/contemplativo e o marcial).

 

A novidade que o XII Festival traz é a oshibana, arte com flores naturais prensadas, com a profa. Margarida Arima, também de São Paulo. A terceira novidade é a dança do dragão com o grupo Yama no sakebi, de Limoeiro PE.

 

O XII Festival do Japão é uma iniciativa da ACBJ-PB, com apoio logístico da UFPB, do Escritório Consular de Recife e da Energisa.

 

Ascom

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João volta a tratar como paroquiana briga do PSB em Cajazeiras e joga para agosto definições em Cabedelo e Santa Rita

O governador João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta segunda-feira (29) voltou a tratar como paroquiana…

29 de abril de 2024

Pré-candidatos a vereador do PDT/JP se reúnem nesta 3ª para tentar barrar pré-candidatura de João Almeida pelo partido

Em meio a um imbróglio político, a direção municipal do PDT de João Pessoa vai…

29 de abril de 2024

LEI: Na Paraíba, estudantes terão Passe Livre nos dias do Enem

A Paraíba ganhou mais uma lei que apoia os estudantes do Estado. A Lei 13.182/24…

29 de abril de 2024

Senadora Daniella Ribeiro destina R$ 2,7 milhões para associações de João Pessoa

Ao lado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou…

29 de abril de 2024

Defensoria Pública da PB consegue anular condenação de homem sentenciado a 25 anos de prisão quando ainda era menor

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) recorreu ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e…

29 de abril de 2024

Em nota, proprietários de casa de eventos dizem não ter responsabilidade sobre desabamento de estrutura

No final da tarde desta segunda-feira (29), a defesa da casa de eventos UP Garden,…

29 de abril de 2024