Categorias: Paraíba

Assembleia aprova programa Integra Educação PB, proporcionando melhorias no ensino público

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou por unanimidade a Medida Provisória (MP) 297/2021, do Governo do Estado, criando o Regime de Colaboração Integra Educação PB. A Medida deve contribuir com a melhoria da qualidade do Ensino Público estadual e municipais, ajudando no desenvolvimento dos alunos e elevando os índices educacionais da Paraíba.

De acordo com o texto, a Secretaria de Estado da Saúde, em regime de colaboração com os municípios que aderirem ao Integra Educação PB, irá disponibilizar cooperação técnica às redes de ensino com o intuito de trazer melhorias na aprendizagem dos estudantes. Os municípios pactuantes devem se comprometer com o esforço para elevar os índices educacionais mensurados por fontes oficiais, sejam elas estaduais e/ou federais, desenvolvendo plano de ação orientado pelo Integra Educação PB. “O Governo do Estado busca projetar essa parceria com os 223 municípios. É um esforço da Secretaria de Educação para continuar mantendo o estado da Paraíba no ranking dos melhores estados no nível do IDEB e de outros índices que calculam o desempenho escolar, o desempenho dos estudantes”, destacou o deputado Wilson Filho.

Ainda no âmbito educacional, o Legislativo paraibano aprovou o Projeto de Lei 1562/2020, estabelecendo sanções administrativas a toda pessoa física ou jurídica que praticar irregularidades na venda de gêneros alimentícios destinados à merenda escolar. Em seu projeto, a deputada Jane Panta defende o enfrentamento às irregularidades como adulteração do prazo de validade dos gêneros alimentícios, a redução da quantidade dos produtos contratados e a oferta de produtos considerados de má qualidade. Ainda segundo a matéria, caso a Pessoa Física ou Jurídica tenha sua sede instalada no Estado da Paraíba, esta também perderá seu alvará ou licença de funcionamento junto à Administração Estadual. “As medidas visam, sobretudo, inibir a execução de contratos firmados com a Administração Pública que ofereçam risco para a integridade física de nossos alunos. É bom registrar que alguns desses alunos contam muitas vezes com a merenda escolar como sendo a única refeição do dia”, justificou a deputada.

Veto

Os parlamentares mantiveram a aprovação do Projeto de Lei 1008/2019, proporcionando a inclusão do leite de cabra na dieta da merenda escolar nas escolas da rede estadual de ensino. De acordo com o autor da matéria, deputado Wallber Virgolino, a proposta é fruto de muito diálogo com representantes da caprinocultura na Paraíba. “Quem vai ganhar com esse projeto é o povo da Paraíba, sobretudo, o povo do Cariri”, explicou Wallber.

Homenagens

De autoria do presidente Adriano Galdino, a Casa de Epitácio Pessoa aprovou Votos de Aplauso ao Ministro da Saúde, o médico paraibano Marcelo Queiroga, pela iniciativa em prol da aquisição de mais 100 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus. Para Galdino, Queiroga trouxe mudanças significativas aos trabalhos desenvolvidos pelo Ministério da Saúde diante da pandemia. “O ministro Marcelo Queiroga traz uma mudança de posicionamento e de uma nova política de enfrentamento à pandemia, adotada pelo Ministério da Saúde”, justificou Galdino.

Galdino também propôs, através do PL 2737/2021, a denominação de “Prefeito Expedito Pereira de Souza” a praça poliesportiva localizada no Bairro Jardim Aeroporto, no município de Bayeux/PB. Para o presidente, é mais que justa a homenagem dando o nome de Expedito Pereira à maior praça construída na cidade, no bairro onde ele morou por tantos anos. “Expedito deixou grandes lições e um legado de muito trabalho e luta pelos munícipes de Bayeux/PB. Trata-se de uma justa homenagem póstuma a um dos maiores líderes políticos da Paraíba, que em vida, prestou relevantes serviços ao município de Bayeux”.

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Jornalista é alvo de espancamento na Praça da Paz, no bairro dos Bancários

O jornalista Ulisses Barbosa, 59 anos, foi alvo de espancamento, na noite de ontem (02),…

3 de maio de 2024

Incêndio de grandes proporções deixa moradores em alerta, no bairro Alto do Mateus, em João Pessoa

Um incêndio de grandes proporções foi registrado, no início da manhã de hoje (03), em…

3 de maio de 2024

Paraíba confirma quarta morte por dengue em 2024 e vacinação é ampliada

Mais uma morte provocada por dengue é registrada na Paraíba. A Secretaria de Estado de…

3 de maio de 2024

Capturado no RN homem que matou outro a pedradas em Campina Grande ainda no ano de 2000

Na manhã de hoje, 3 de maio, a Polícia Civil da Paraíba, em ação conjunta…

3 de maio de 2024

João coloca forças de segurança da PB à disposição do RS: “Auxiliar no socorro às vítimas”

Nesta sexta-feira (03), o governador da Paraíba, João Azevêdo, emitiu uma declaração de solidariedade ao…

3 de maio de 2024

Jurídico da ALPB considera “frágil” ação contra a posse da Mesa Diretora: “Tanto que o próprio PSDB pediu desistência”

Nesta sexta-feira (03), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) se pronunciou sobre a ação movida…

3 de maio de 2024