Categorias: Paraíba

Apenas 3% das obras do Plano de Aceleração do Crescimento foram concluídas na Paraíba

PUBLICIDADE

Levantamento feito pela ONG Contas Abertas revela que apenas 3% das obras do Plano de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal, foram concluídas na Paraíba, sendo o índice mais baixo entre as demais unidades da federação. Do total, 79% dos empreendimentos previstos ainda não saíram do papel. Em segundo lugar, vem o Piauí. São 316 projetos, ou 77%, ainda nos estágios iniciais de implantação, sem a execução efetiva. Após dois anos e três de lançado, o estudo constatou que somente 7% das obras em todo o País foram concluídas. O PAC é coordenado pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

O trabalho foi elaborado, a partir dos relatórios estaduais apresentados pelo comitê gestor do Programa de Aceleração do Crescimento, o qual revelou que 827 projetos foram concluídos após dois anos e três meses do lançamento do programa – incluindo os três eixos: infraestruturas logística, energética e social-urbana. O número representa 7% de um total de 11.990 empreendimentos previstos nos 27 livretos estaduais do PAC para o período 2007-2010 e pós 2010.

De acordo com a Contas Abertas, em termos percentuais, “a maior dificuldade de finalização das obras é encontrada na Paraíba. No Estado, 421 projetos estão em fase de contratação, estudo e licenciamento ou em processo licitatório. Significa que 79% dos 536 empreendimentos previstos ainda não se encontram em andamento”. Acrescenta que a Paraíba também detém um dos índices mais baixos de projetos em execução; são 98 obras iniciadas, o equivalente a 18% do total. “O índice deixa o Estado em antepenúltimo lugar em uma lista classificatória de localidades em que os projetos do PAC estão em andamento”, ressalta.

De dezembro do ano passado a abril de 2009, foram inaugurados 12 projetos no Estado. Com isto, subiu para 3% o número de projetos concluídos que beneficiam, exclusivamente, a Paraíba, entre os quais merecem destaque a duplicação da BR-230, no trecho João Pessoa/Campina Grande, embora o último trecho tenha sido entregue oficialmente em julho pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador José Maranhão. Outra obra citada é a reforma e ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto João Pessoa, além do reforço da pista de pouso.

O levantamento foi elaborado, a partir dos relatórios estaduais apresentados pelo comitê gestor do Programa de Aceleração do Crescimento, o qual revelou que 827 projetos foram concluídos após dois anos e três meses do lançamento do programa – incluindo os três eixos: infraestrutura logística, energética e social-urbana. O número representa 7% de um total de 11.990 empreendimentos previstos nos 27 livretos estaduais do PAC para o período 2007-2010 e pós 2010.

Ouvido pela ONG, o economista Paulo Brasil, especialista em finanças públicas, acredita que “houve um plano de ação superestimado para o período e, por outro lado, subestimou-se o tempo médio de conclusão de licitações de relativa complexidade”. Segundo ele, “é pouco provável que o PAC venha a atingir a meta de 100% das obras inicialmente previstas”.

OUTRO LADO

O secretário de Infraestrutura do Estado, Francisco Sarmento, acredita que os números apresentados pela ONG estão defasados em relação a todas as obras do PAC na Paraíba, embora ele não acompanhe os 536 projetos. “Os dados ONG devem ser de cinco meses atrás, quando o ministério da Casa Civil fez o balanço do ano. Depois que o governador José Maranhão assumiu em fevereiro as obras, em parceria com o governo federal, estão aceleradas”, comentou.

Sarmento revelou que é o coordenador do PAC Saneamento no Estado, que movimenta R$ 154 milhões. Infraestrutura, logística, energia e urbano-social não são acompanhados por ele. “Quanto ao PAC Saneamento, informo que 32% das obras da Paraíba já foram executadas e no final deste mês devemos chegar a 40%”, revelou o secretário.

 

Jornal da Paraíba

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Campina Grande é a cidade que mais vacinou no Dia D de Vacinação da Influenza

Como tudo em Campina Grande é superlativo, o dia D de vacinação da Influenza na…

19 de maio de 2024

Ex-presidiário tem casa invadida e é executado com mais de dez tiros, em Bayeux

Na noite deste sábado (18), um homem foi assassinado após ter sua casa invadida no…

19 de maio de 2024

Celebração de Pentecostes reúne milhares de fiéis e prefeito Cícero destaca momento para alimentar a fé

O prefeito Cícero Lucena, acompanhado da primeira-dama Lauremília Lucena, expressou neste domingo (19), durante a…

19 de maio de 2024

Dia D contra a gripe: mais de 56 mil doses são aplicadas no estado

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria…

19 de maio de 2024

João Pessoa é escolhida para gravação do filme ‘Esperançar’ e prefeito acompanha trabalho da equipe

João Pessoa foi escolhida como local para a gravação do filme ‘Esperançar’, que aconteceu neste…

19 de maio de 2024

Propaganda em geral: veja o que pode e o que não pode ser feito nestas eleições e fique atento

Regras para a realização de carreatas e distribuição de santinhos estão listadas na Resolução TSE…

19 de maio de 2024