Categorias: Paraíba

Apenados trabalham na manutenção de escolas estaduais da Capital

PUBLICIDADE

Apenados do regime aberto e semiaberto da Penitenciária de Segurança Média de Mangabeira Juiz Hitler Cantalice estão desenvolvendo trabalhos de jardinagem e pequenos reparos para manutenção da Escola Estadual Professora Débora Duarte, localizada no bairro Funcionários. A ação faz parte do projeto ‘Construindo a Liberdade’, da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, que conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação. O objetivo é a ressocialização dos reeducandos. Para isso, a comunidade escolar, considerada um dos maiores símbolos de mudança de mentalidade, é incentivada a interagir com esses homens que buscam o retorno ao convívio social.

O secretário da Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, ressaltou o perfil inovador da iniciativa, pois proporciona o exercício da cidadania por meio da prestação de serviços em uma escola. “Desta forma, o Estado proporciona a ressocialização por meio do trabalho, fazendo com que estes reclusos se sintam valorizados e tomem gosto pelo trabalho para voltar ao convívio social com outras perspectivas de vida”, disse.

Para participarem do programa, os reeducandos têm o perfil avaliado. Cada dia de trabalho equivale a redução de um dia de pena. A meta agora é expandir o projeto ‘Construindo a Liberdade’ para todas as escolas estaduais da Paraíba.

O diretor da Escola Estadual Professora Débora Duarte, Edmilson Alexandre Cardoso, ressaltou que uniu a necessidade de manutenção do estabelecimento com a importância de incentivar a reflexão dos alunos sobre a inclusão social. “Por um lado, nós fizemos a solicitação porque nossa escola estava precisando de limpeza e vamos receber eventos importantes como os jogos escolares Ceesul, que reúne outros 16 estabelecimentos de ensino”, observou. “Antes de recebermos o projeto ‘Construindo Liberdade’, trabalhamos com os alunos a importância do respeito e da oportunidade da ressocialização. A reação deles foi de muita solidariedade. Os estudantes conversaram normalmente (com os reeducandos) e chegaram a oferecer água, café e até a própria merenda”, relatou.

Na opinião do estudante Whesley Johnnatan, de 17 anos de idade, o projeto traz benefícios mútuos. “Acredito que deve ser chato para eles ficarem com a mente vazia. E esse projeto é uma forma deles trabalharem e ao mesmo tempo nos beneficiarem. Acho justo e bom porque muita gente só pensa por aí que são monstros, mas eles podem voltar ao convívio com a sociedade”, destacou.

Oportunidade – Marcos Antônio da Silva Silvestre tem 39 anos de idade e foi condenado a 50 anos de reclusão, dos quais já cumpriu dez. Atualmente, em regime semiaberto, ele participa do projeto ‘Construindo a Liberdade’. “Agradeço a Deus por poder trabalhar nessas escolas e ajudar a criançada, voltando a ter contato com a sociedade. Com isso podemos mostrar que, apesar de sermos presos, as pessoas não precisam ficar assustadas. Estamos pagando por aquilo que cometemos e que não queremos mais cometer”, garantiu.

Josenildo Santos de Mendonça, 30, foi condenado a uma pena de quatro anos de reclusão e já está em regime aberto, dormindo apenas aos sábados e domingos na penitenciária. Ele destacou a forma acolhedora como foi recebido pelos estudantes. “Desde a primeira vez que vim aqui já fui muito bem tratado e recebido. Deram muita atenção a mim. Dividiram o lanche comigo, um me deu guaraná e outro bolo”, contou.

 

 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

JP: Defesa Civil mapeia pontos de alagamento para apontar solução definitiva do problema

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) está realizando o mapeamento dos pontos…

8 de maio de 2024

João apresenta conjunto de obras a inaugurar e a autorizar no valor de R$ 2 bi em parceria com o governo federal

O governador João Azevêdo se reuniu, nesta quarta-feira (8), em Brasília, com o ministro das…

8 de maio de 2024

Mulher é assassinada a facadas em Patos em plena luz do dia; ex-marido é suspeito

Uma mulher foi assassinada a golpes de faca na manhã desta quarta-feira (8) no município…

8 de maio de 2024

Por unanimidade, ALPB converte para “convite” convocação de auxiliares e secretário de Educação para prestar esclarecimentos

A secretária executiva de gestão pedagógica da Educação, Maria Elisabeth de Araújo, não compareceu à…

8 de maio de 2024

Cagepa doará 10 mil copos de água potável semanalmente para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Diante da situação emergencial provocada pelas intensas chuvas que assolam o estado do Rio Grande…

8 de maio de 2024

Delegacia Especializada de Crimes Cibernéticos deflagra operação e prende homem acusado de abuso sexual infantil no Sertão

Foi deflagrada na manhã de hoje (08), uma operação da Delegacia Especializada de Crimes Cibernéticos…

8 de maio de 2024