Categorias: Paraíba

Ansiedade e quarentena: qual a relação e como vencer?

PUBLICIDADE

Certamente o momento que estamos vivendo hoje não é nada fácil para quem convive dia após dia com a ansiedade. Para estes indivíduos, manter o próprio bem estar e produtividade durante o surto de COVID-19 pode ser um verdadeiro desafio.

 

Angústia, medo e incerteza são alguns dos gatilhos para situações de extremo estresse que muitos estão experienciando. Esta situação afeta o ciclo do sono, apetite, capacidade de concentração e até mesmo o sistema imunológico, podendo resultar até em depressão. 

 

A quarentena exige muito das pessoas, estejam elas em casa sem realizar nenhuma atividade, em home office ou mesmo sendo a linha de frente do combate ao vírus. Agora, a saúde mental é mais importante que nunca para que todos possam superar os últimos acontecimentos com criatividade e foco.

 

Dessa forma, separamos algumas dicas valiosas para ajudar a qualquer a vencer essa quarentena e tirar o melhor de um momento ruim.

Dicas para vencer a ansiedade na quarentena

1 – Entenda a realidade

É comum sempre pensarmos que queremos que as coisas voltem a ser como eram antes… contudo, essa é uma situação de negação. Quando mais se nega a atual realidade, mais ela tem o poder de incomodar.

 

Sendo assim, o melhor a se fazer nesse momento é realmente refletir sobre o que precisa ser feito, aceitar a sua responsabilidade nesse processo e, acima de tudo, abraçar as mudanças.

 

É fácil falar, sabemos, mas quando mais encararmos a quarentena como uma mudança necessária, melhor a encararemos. Não somente, não se sabe como a sociedade irá emergir dessa crise, sendo assim, é importante estar aberto a mudanças desde agora.

2 – Crie uma rotina

Mesmo dentro de casa, ter uma rotina ajuda a ter o mínimo de organização mental, especialmente se você não está fazendo home office. O ócio pode ser um verdadeiro incômodo, contudo, também pode ser o que os gregos chamam de ócio produtivo.

 

Nesse momento você pode tirar a poeira daquele livro que você nunca leu, resgatar o curso online que você comprou na promoção e nunca fez. Existem diversas formas de criar uma rotina e você também pode fazer coisas bastante produtivas para si.

 

Mesmo que você queira baixar um novo jogo e criar um rotina ao redor dele, não há vergonha. É o que funciona com você.

3 – Home Office

Pra quem faz Home Office em casa e está com toda a família, cônjuge e/ou filhos, esse também pode ser um momento desafiados. Aqui o segredo é ter atividades para os pequenos e paciência com os parceiros. 

 

Nos momentos que você precisar trabalhar, tente estabelecer atividades divertidas para as crianças. Quando o assunto são os cônjuges, você dedicar tempo demais ao relacionamento e pouco ao trabalho ou mesmo acabar se desentendendo pelo excesso de convivência. 

 

Em qualquer cenário, é realmente necessário paciência e ser criativo para que todos passem por esse momento juntos.

 

Outra coisa que pode ser desafiadora para quem está trabalhando em casa é saber a hora de parar.

4 – O isolamento é só físico

Hoje em dia a internet faz com que estar sozinho seja uma questão relativa. Tente não se isolar emocionalmente nesse período e traga o máximo de convivência social possível para o seu dia a dia.

 

Marque encontros com os seus amigos e parentes, peça ajuda caso precise de algo, fale sobre suas dificuldades, contudo, tente não reclamar o tempo inteiro. Esta é uma atitude tóxica tanto para você quanto para os demais.

 

Caso esteja experiência ansiedade, não deixe de procurar um profissional psicoterapeuta que possa te ajudar à distância.

 

Não somente, vá atrás das pessoas que você gosta e ama. Pergunte se seus amigos, parentes ou vizinhos estão bem, se precisam de algo que você possa fazer por eles. A solidariedade também é uma forma de passar por esse momento.

 

Lembre-se que esse é um momento para atravessar juntos e não isolados, por mais que pareça.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024