A Paraíba o tempo todo  |

Ansiedade e quarentena: qual a relação e como vencer?

Certamente o momento que estamos vivendo hoje não é nada fácil para quem convive dia após dia com a ansiedade. Para estes indivíduos, manter o próprio bem estar e produtividade durante o surto de COVID-19 pode ser um verdadeiro desafio.

 

Angústia, medo e incerteza são alguns dos gatilhos para situações de extremo estresse que muitos estão experienciando. Esta situação afeta o ciclo do sono, apetite, capacidade de concentração e até mesmo o sistema imunológico, podendo resultar até em depressão. 

 

A quarentena exige muito das pessoas, estejam elas em casa sem realizar nenhuma atividade, em home office ou mesmo sendo a linha de frente do combate ao vírus. Agora, a saúde mental é mais importante que nunca para que todos possam superar os últimos acontecimentos com criatividade e foco.

 

Dessa forma, separamos algumas dicas valiosas para ajudar a qualquer a vencer essa quarentena e tirar o melhor de um momento ruim.

Dicas para vencer a ansiedade na quarentena

1 – Entenda a realidade

É comum sempre pensarmos que queremos que as coisas voltem a ser como eram antes… contudo, essa é uma situação de negação. Quando mais se nega a atual realidade, mais ela tem o poder de incomodar.

 

Sendo assim, o melhor a se fazer nesse momento é realmente refletir sobre o que precisa ser feito, aceitar a sua responsabilidade nesse processo e, acima de tudo, abraçar as mudanças.

 

É fácil falar, sabemos, mas quando mais encararmos a quarentena como uma mudança necessária, melhor a encararemos. Não somente, não se sabe como a sociedade irá emergir dessa crise, sendo assim, é importante estar aberto a mudanças desde agora.

2 – Crie uma rotina

Mesmo dentro de casa, ter uma rotina ajuda a ter o mínimo de organização mental, especialmente se você não está fazendo home office. O ócio pode ser um verdadeiro incômodo, contudo, também pode ser o que os gregos chamam de ócio produtivo.

 

Nesse momento você pode tirar a poeira daquele livro que você nunca leu, resgatar o curso online que você comprou na promoção e nunca fez. Existem diversas formas de criar uma rotina e você também pode fazer coisas bastante produtivas para si.

 

Mesmo que você queira baixar um novo jogo e criar um rotina ao redor dele, não há vergonha. É o que funciona com você.

3 – Home Office

Pra quem faz Home Office em casa e está com toda a família, cônjuge e/ou filhos, esse também pode ser um momento desafiados. Aqui o segredo é ter atividades para os pequenos e paciência com os parceiros. 

 

Nos momentos que você precisar trabalhar, tente estabelecer atividades divertidas para as crianças. Quando o assunto são os cônjuges, você dedicar tempo demais ao relacionamento e pouco ao trabalho ou mesmo acabar se desentendendo pelo excesso de convivência. 

 

Em qualquer cenário, é realmente necessário paciência e ser criativo para que todos passem por esse momento juntos.

 

Outra coisa que pode ser desafiadora para quem está trabalhando em casa é saber a hora de parar.

4 – O isolamento é só físico

Hoje em dia a internet faz com que estar sozinho seja uma questão relativa. Tente não se isolar emocionalmente nesse período e traga o máximo de convivência social possível para o seu dia a dia.

 

Marque encontros com os seus amigos e parentes, peça ajuda caso precise de algo, fale sobre suas dificuldades, contudo, tente não reclamar o tempo inteiro. Esta é uma atitude tóxica tanto para você quanto para os demais.

 

Caso esteja experiência ansiedade, não deixe de procurar um profissional psicoterapeuta que possa te ajudar à distância.

 

Não somente, vá atrás das pessoas que você gosta e ama. Pergunte se seus amigos, parentes ou vizinhos estão bem, se precisam de algo que você possa fazer por eles. A solidariedade também é uma forma de passar por esse momento.

 

Lembre-se que esse é um momento para atravessar juntos e não isolados, por mais que pareça.

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe