Categorias: Paraíba

Análise: com PB Saúde João golpeia as OSs escusas que ‘sugavam’ PB

PUBLICIDADE

E a Saúde Pública da Paraíba começa a dar sinais que sairá do Gólgota, ou Calvário, se assim desejar o leitor chamar. E falo isso sem medo de enfrentar a “Via Crucis”, afinal, blasfêmia não é da minha parte, muito menos pecado capital; lembrar que o sistema hospitalar paraibano foi saqueado, vilipendiado, fustigado e amassado pela Cruz Vermelha enquanto administrava unidades hospitalares em solo paraibano.

Aliás, foi exatamente o capital desviado ou mal empregado que colocou de joelhos os serviços hospitalares oferecidos pelo Estado ao povo. Em tempo pretérito recente, quando a malsinada Cruz Vermelha sujou com o mais forte escarlate nossos hospitais, drenando o sangue dos pacientes e absorvendo as plaquetas do erário público, ficou evidenciado que o Governo do Estado não poderia ficar refém das chamadas organizações sociais de forma perpétua.

E nesse tilintar agonizante, foi soado o alarme, pondo de prontidão os tímpanos do governador João Azevêdo (sem partido) que, em gesto de zelo à população do estado, propôs a criação da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde.

Fecundada sob o nome de PB Saúde, através de um Projeto de Lei Complementar enviado ao legislativo, nesta terça-feira (10), o dispositivo será mais um mecanismo de aporte a um setor do serviço público que, literalmente, é vida para a sociedade.

A PB Saúde, bem disse João Azevêdo, será mais uma opção à gestão direta e à terceirização por meio de organizações sociais que estão sendo utilizadas atualmente.

A proposta, como disse o chefe do Executivo estadual, é importante, pois permitirá “que o gestor possa escolher dentre as alternativas existentes aquela que seja mais eficiente e adequada conforme a demanda a ser atendida”.

Em outras palavras, não havendo necessidade de tradução bíblica direta do aramaico para hebraico, e essa para o grego, o Calvário chegou ao fim, uma vez que a novidade, digo, Fundação Paraibana de Gestão em Saúde terá respaldo legal para gerir implementos ligados ao setor.

Ela poderá atuar na gestão e produção de cuidados integrados à saúde a partir dos serviços, ações, programas e estratégias que estiverem sob sua responsabilidade. Há também a previsão de que a entidade possa recrutar pessoal e desenvolver capacidades e ações junto às múltiplas Instituições que integram o SUS.

Ponto para o Governo do Estado, felicidade para o povo, tristeza para as OSS escusas.

 

Eliabe Castor
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024