A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Alvaro Neto se reúne com índios na Funasa

Funasa recebe representantes do Conselho de Saúde Indígena da PB

Cerca de dez representantes do Conselho de Saúde Indígena na Paraíba visitaram a Coordenação Regional da Funasa no Estado na manhã desta quinta-feira (20/08), para prestar esclarecimentos sobre as atividades realizadas e ainda destacar as atuais necessidades do grupo nativista.

O grupo foi recebido pelo Coordenador Álvaro Gaudêncio, pelo Coordenador Substituto, Fábio Arruda e ainda pelos demais Chefes de Divisões responsáveis pela assistência à área indígena na sede da Fundação.

Entre os principais problemas destacados, o grupo enfatizou a questão da periodicidade do abastecimento das viaturas e a precariedade na infra-estrutura dos pólos indígenas. Os incentivos dos hospitais foi outro ponto abordado pelos indígenas.

De acordo com os representantes das comunidades indígenas, o grupo também busca os incentivos de hospitais distribuídos na Capital e para isso também solicita o apoio da Coordenação da Funasa na Paraíba.
Com uma pauta de discussão variada – desde as atividades e debates sobre os principais entraves encontrados na questão da saúde indígena -, a reunião do grupo, de acordo com o Coordenador Álvaro Neto, também serviu para estreitar o relacionamento com a área indígena.
O Coordenador fez questão de pontuar todas as necessidades do grupo e se comprometeu a dar todo o incentivo para que o entendimento entre a Core e os indígenas sejam mantidos respeitando os legítimos interesses.

Apoio da Funasa para sensibilizar a Energisa

A equipe também aproveitou a reunião para pedir o apoio da Funasa no sentido de sensibilizar a Energisa para fornecer energia às comunidades nativas da Aldeia de Tramataia, que fica localizada no município de Marcação, litoral paraibano.

O objetivo da comunidade é fazer com que a empresa instale o fornecimento da energia, assim como a Funasa fez, no que diz respeito à implantação do sistema de abastecimento de água. Para isso eles pedem o apoio da Fundação junto à Energisa, no sentido de agilizar a negociação.

O Coordenador Regional Álvaro Neto e o Coordenador Substituto Fábio Arruda se prontificaram a marcar uma audiência com representantes da Energisa, na sede da Funasa, e analisar as possibilidades de atendimento a reivindicação da categoria.

Álvaro Neto, no entanto, explica que a responsabilidade da Funasa, no que diz respeito à Aldeia de Tramataia é referente à implantação do Sistema de Abastecimento de Água na localidade e este, por sua vez, já está concluído e em pleno funcionamento.
 

 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe