Categorias: Paraíba

Aliado de Bolsonaro na Paraíba defende projetos para transposição

PUBLICIDADE

O deputado estadual Moacir Rodrigues (PSL), visitou nesta quarta-feira, a cidade de Brumadinho em Minas Gerais, e em contato com o PB Agora, manifestou a sua preocupação com o andamento das obras da transposição do Rio São Francisco.

Direto das terras mineiras, ele informou que o Exército Brasileiro acenou com a possibilidade de parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional para Planejamento, Operação e Manutenção da Transposição do São Francisco.

“Nossa solicitação foi baseada em se tratar de uma Obra de Importância Nacional que garante Segurança Hídrica aos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte” disse.

O parlamentar lembrou que desde a semana passada as águas da Transposição do Rio São Francisco, no Eixo Leste, voltaram a ser bombeadas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Desde fevereiro o bombeamento estava suspenso, mas ainda não há previsão de quando as águas voltarão a chegar em solo paraibano. Moacir disse que canais estão com água até a Estação de Bombeamento EBV6, em Sertânia. Lá, técnicos do Ministério estão fazendo testes para colocar o sistema em atividade.

Após isso, de acordo com o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), Porfírio Loureiro, os canais irão levar a água para as barragens de Campos e Barro Branco, ainda em Pernambuco, para depois seguir para a Paraíba – no município de Monteiro.

No mês passado moradores da cidade de Monteiro denunciaram a existência de rachaduras ao longo do canal da Transposição. O problema foi alvo de uma inspeção realizada pelo Ministério Público Federal (MPF), que identificou que as fissuras não foram provocadas por fatores climáticos. As suspeitas são de que problemas na estrutura do canal teriam provocado o surgimento das imperfeições.

Segundo o deputado, Ministério do Desenvolvimento Regional informou que serviços de recuperação no canal estão sendo realizados, mas que a existência das rachaduras não compromete a passagem da água pelo canal.

“O que os paraibanos esperam, sobretudo quem mora no Cariri do Estado, é que as águas do Velho Chico voltem a ‘lubrificar’ terras paraibanas e tragam a esperança de dias melhores no convívio com a seca” disse.

Sobre o manifesto programado pelo ex governador Ricardo Coutinho (PSB), para Monteiro, o parlamentar do PSL disse que é preciso pensar o projeto como um todo, e não apenas de forma “populista”. Ele defende a execução de outras ações como energia solar na transposição do rio São Francisco, recomposição da mata ciliar, a irrigação e a imunização atmosférica.

Em Belo Horizonte ,Moacir participou de uma Audiência Pública para tratar dos avanços e desafios da proteção animal no estado de Minas Gerais e no Brasil.

Representando a Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da ALPB, o deputado Moacir visitou Minas Gerais a convite do Deputado Noraldino Junior e da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

OPINIÃO: Mais uma vez, o discurso necessário de Adriano

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, mais uma vez aproveita uma solenidade…

3 de maio de 2024

Secretário de Educação da PB evita falar em crise e diz que cabe ao Republicanos resolver com governador impasse na pasta

Crise estancada. O secretário da Educação do Governo da Paraíba, Roberto Souza, em entrevista nesta…

3 de maio de 2024

Projeto do ‘Combustível do Futuro’ relatado por Veneziano é apontado como opção consolidada para descarbonização

A aprovação do PL do Combustível do Futuro consolida o biodiesel como um dos principais…

3 de maio de 2024

Bruno diz que reforma administrativa vai continuar e cobra compromisso de auxiliares: “Governar com quem quer ajudar”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), afirmou que novos nomes deverão…

3 de maio de 2024

Receita de JP já concedeu mais 450 isenções tributárias a empresários que desejam investir no Centro

A Secretaria da Receita (Serem) da Prefeitura de João Pessoa já concedeu mais de 450…

3 de maio de 2024

Você sabia? unidades de saúde da PB devem comunicar indícios de maus-tratos e violência contra idosos

Unidades de saúde em todo o estado devem comunicar aos órgãos sobre indícios de violência…

3 de maio de 2024