O deputado estadual Moacir Rodrigues (PSL), visitou nesta quarta-feira, a cidade de Brumadinho em Minas Gerais, e em contato com o PB Agora, manifestou a sua preocupação com o andamento das obras da transposição do Rio São Francisco.

Direto das terras mineiras, ele informou que o Exército Brasileiro acenou com a possibilidade de parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional para Planejamento, Operação e Manutenção da Transposição do São Francisco.

“Nossa solicitação foi baseada em se tratar de uma Obra de Importância Nacional que garante Segurança Hídrica aos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte” disse.

O parlamentar lembrou que desde a semana passada as águas da Transposição do Rio São Francisco, no Eixo Leste, voltaram a ser bombeadas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Desde fevereiro o bombeamento estava suspenso, mas ainda não há previsão de quando as águas voltarão a chegar em solo paraibano. Moacir disse que canais estão com água até a Estação de Bombeamento EBV6, em Sertânia. Lá, técnicos do Ministério estão fazendo testes para colocar o sistema em atividade.

Após isso, de acordo com o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), Porfírio Loureiro, os canais irão levar a água para as barragens de Campos e Barro Branco, ainda em Pernambuco, para depois seguir para a Paraíba – no município de Monteiro.

No mês passado moradores da cidade de Monteiro denunciaram a existência de rachaduras ao longo do canal da Transposição. O problema foi alvo de uma inspeção realizada pelo Ministério Público Federal (MPF), que identificou que as fissuras não foram provocadas por fatores climáticos. As suspeitas são de que problemas na estrutura do canal teriam provocado o surgimento das imperfeições.

Segundo o deputado, Ministério do Desenvolvimento Regional informou que serviços de recuperação no canal estão sendo realizados, mas que a existência das rachaduras não compromete a passagem da água pelo canal.

“O que os paraibanos esperam, sobretudo quem mora no Cariri do Estado, é que as águas do Velho Chico voltem a ‘lubrificar’ terras paraibanas e tragam a esperança de dias melhores no convívio com a seca” disse.

Sobre o manifesto programado pelo ex governador Ricardo Coutinho (PSB), para Monteiro, o parlamentar do PSL disse que é preciso pensar o projeto como um todo, e não apenas de forma “populista”. Ele defende a execução de outras ações como energia solar na transposição do rio São Francisco, recomposição da mata ciliar, a irrigação e a imunização atmosférica.

Em Belo Horizonte ,Moacir participou de uma Audiência Pública para tratar dos avanços e desafios da proteção animal no estado de Minas Gerais e no Brasil.

Representando a Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da ALPB, o deputado Moacir visitou Minas Gerais a convite do Deputado Noraldino Junior e da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais.

PB Agora

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

CG; linhas 101, 111 e 245 sofrem alteração de itinerário neste domingo

A Prefeitura de Campina Grande, através da Gerência de Transportes da STTP,  comunica a população em geral que devido a realização do evento Fest Banda 2019, que ocorrerá neste domingo, …

MPPB sedia lançamento do “Outubro Rosa”, nesta segunda-feira

O Ministério Público da Paraíba vai sediar, às 8h desta segunda-feira (23/09), a cerimônia de lançamento da Campanha Outubro Rosa, promovida pela ONG Amigos do Peito, em parceria com o…